• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2009.tde-15062009-142920
Documento
Autor
Nome completo
Lucia Afonso Gonçalves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Correa, Umberto Cesar (Presidente)
Benda, Rodolfo Novellino
Santos, Suely dos
Título em português
Estrutura de prática e idade no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de timing coincidente
Palavras-chave em português
Aprendizagem motora
Estrutura de prática
idade
Processo adaptativo
Tarefa de timing coincidente
Resumo em português
O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática no processo adaptativo da aprendizagem de uma tarefa de timing coincidente em função da idade. Crianças (n=40), adultos (n=47) e idosos (n=57) foram distribuídos em grupos de prática constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante. A tarefa consistiu em tocar certos alvos de forma seqüencial em integração a um estímulo visual. O delineamento envolveu duas fases de aprendizagem: estabilização e adaptação. Os dados foram analisados em relação aos erros absoluto, variável, constante e de execução. Os resultados mostraram que o processo adaptativo na aprendizagem de crianças, adultos e idosos de uma tarefa de timing coincidente foi beneficiado pela prática constante-aleatória
Título em inglês
Practice schedule and age on the adaptive process of the coincident timing task learning
Palavras-chave em inglês
Adaptive process
Age
Coincident timing task
Motor learning
Practice schedule
Resumo em inglês
The objective of this study was to investigate the effects of different practice schedule on the adaptive process of the coincident timing task learning in function of age. Children (n=40), adults (n=47) and elderly (n=57) were distributed in constant, random, constant-random and random-constant practices group. The task consisted of touching response keys sequentially in conjunction with a visual stimulus. The experimental design involved two learning phases: stabilization and adaptation. The data were analyzed in terms of absolute, variable, constant and execution errors. The results showed that adaptive process in the learning of children, adults and elderly of a coincident timing task was beneficed by constant-random practice
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
1_CAPA.pdf (23.10 Kbytes)
3_Dissetacao.pdf (505.29 Kbytes)
4_ANEXOS.pdf (166.49 Kbytes)
Data de Publicação
2009-06-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.