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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.39.2006.tde-11082008-103604
Documento
Autor
Nome completo
Sergio Alencar Parra
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Bohme, Maria Tereza Silveira (Presidente)
Andries Júnior, Orival
Arruda, Miguel de
Barbanti, Valdir Jose
Tricoli, Valmor Alberto Augusto
Título em português
Treinamento a longo prazo de nadadores
Palavras-chave em português
Natação
Treinamento a longo prazo
Treinamento infanto-juvenil
Resumo em português
Os objetivos desta pesquisa, descritiva com delineamento transversal, foram verificar como ocorre o processo de formação de jovens nadadores brasileiros, sob diferentes aspectos: organização, estrutura e quantificação do treinamento; especialização do atleta; seleção de talentos e as funções da competição nas categorias de base na perspectiva do Treinamento a Longo Prazo - TLP, e ainda propor um modelo de TLP para a natação brasileira. Foram selecionados nove clubes classificados entre os 10 primeiros do "Ranking" pela Confederação de Desportos Aquáticos Brasileiros - CBDA, no mês de julho de 2005. Os técnicos foram entrevistados quanto aos aspectos do treinamento de formação nas categorias de base na natação: mirim, petiz, infantil, juvenil e júnior (de 08 a 17 anos). As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas de acordo com o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977). Os resultados revelaram que os clubes brasileiros seguem o modelo por categorias de competições propostas pela CBDA. Alguns aspectos importantes foram evidenciados, tais como: a especialização precoce, o direcionamento para competições de alto nível em curto prazo. Sendo assim, os jovens nadadores são pressionados para que realizem resultados ótimos. O TLP não é realizado dentro das estruturas dos clubes brasileiros entrevistados. Formulou-se um modelo de TLP para a natação brasileira. Como sugestão, recomenda-se que os dirigentes e técnicos devem realizar maiores reflexões sobre o sistema de treinamento infanto-juvenil e de competição de natação no país
Título em inglês
Long-term training for swimmers
Palavras-chave em inglês
Infant-juvenile training
Long-term training
Swimming
Resumo em inglês
This cross-designed and descriptive research meant to verify the process of formation of young Brazilian swimmers under different aspects: organization, structure and load of training; the athlete's specialization; selection of talents and the functions of the competition in base categories under the perspective of Long-Term Training - LTT. It also meant to propose a LTT model for the Brazilian swimming. Nine clubs ranking top 10 by the CBDA - the Brazilian Confederation of Aquatic Sports were selected in the month of July 2005. The coaches were interviewed regarding the training aspects for the formation of base categories swimmers aged 08 to 17. The interviews were recorded, transcribed and analyzed according to the method proposed by Bardin (1977). The results revealed that the Brazilian clubs follow the model of categories as proposed by CBDA. Such relevant aspects as early specialization and the orientation to short-term achievement to high level competitions were evidenced. Thus, young swimmers are pushed to achieve optimal results. The Brazilian clubs, subject of this research, do not hold their LTT inside their facilities. A LTT model was prepared for the Brazilian swimming. It is suggested that club directors and coaches reflect upon their infant-juvenile training and swimming competitions nationwide
 
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5_Sumario.pdf (47.48 Kbytes)
6_ListadeQuadros.pdf (51.65 Kbytes)
8_ListadeAnexos.pdf (28.49 Kbytes)
Abstract.pdf (37.30 Kbytes)
RESUMO.pdf (36.52 Kbytes)
TESE_PARA_DEPOSITO.pdf (1,002.43 Kbytes)
Data de Publicação
2008-10-22
 
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