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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2006.tde-11082008-085547
Documento
Autor
Nome completo
João Augusto de Camargo Barros
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Correa, Umberto Cesar (Presidente)
Benda, Rodolfo Novellino
Tani, Go
Título em português
Estrutura de prática e processo adaptativo em aprendizagem motora: efeitos da especificidade da tarefa
Palavras-chave em português
Aprendizagem motora
Especificidade da tarefa
Estrutura de prática
Processo adaptativo
Resumo em português
Recentemente os efeitos de diferentes estruturas de prática na aquisição de hablidades motoras têm sido investigados sob um modelo de não-equilíbrio de aprendizagem motora denominado de Processo Adaptativo. Os achados dessas investigações têm se mostrado divergentes e, no presente trabalho, foram especulados em relação à especificidade da tarefa. A pergunta que se fez foi: os efeitos das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante na aquisição de habilidades motoras seriam específicos à tarefa? Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática na aquisição de habilidades motoras em função da especificidade da tarefa. Foram realizados três experimentos nos quais as exigências de aprendizagem e a variabilidade de prática foram em termos de controle temporal, de força e espacial, respectivamente, experimentos 1, 2 e 3. Os três experimentos envolveram um delineamento com quatro grupos de prática (constante, aleatória, constante-eleatória e aleatória-contante) e de duas fases (estabilização e adaptação). Os participantes de cada experimento foram 60 crianças com idade média de 11 anos. Os resultados permitiram a conclusão de que houve complementaridade de especificidade/generalidade da tarefa nos efeitos da estruturação da prática no processo adaptativo em aprendizagem motora
Título em inglês
Practice schedule and adaptative process in motor learning: effects of task specificity
Palavras-chave em inglês
Adaptive process
Motor learning
Practice schedule
Task specificity
Resumo em inglês
Recently the effects of practice schedules on the acquisition of motor skills have been investigated under a non-equilibrium model for motor learning known as Adaptive Process. The findings of these investigations have been divergent, and on this dissertation they are speculated on the basis of task specificity. The question asked was: would the effects of constant, random, constant-random and random-constant practice schedules on motor skills acquisition be specific to the task? Thus, the purpouse of this study was to investigate the effects of different practice schedules on the acquisition of motor skills as a function of task specificity. This matter was investigated in three experiments in wich the learning demands and practice variability were in terms of time, force and spatial control, respectively, experiments 1, 2 and 3. The experimental design of the three experiments involved four practice groups (constant, random, constant-random, and random-constant) and two phases (stabilization and adaptation). Sixty children, with mean age of 11 years, participated of each experiment. The results suggest that there is a complementarity of specificity and generability of the effects of the different practice schedules on the adaptive process for the different tasks
 
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Capa.pdf (17.47 Kbytes)
Dissertacao.pdf (570.46 Kbytes)
Folha_de_rosto.pdf (19.39 Kbytes)
Data de Publicação
2008-08-11
 
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