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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.39.2015.tde-11052015-094511
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Eduardo de Souza Nunes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Santos, Suely dos (Presidente)
Bastos, Flavio Henrique
Correa, Umberto Cesar
Gobbi, Lilian Teresa Bucken
Moraes, Renato de
Título em português
Efeito do conhecimento de performance autocontrolado na aquisição de uma habilidade motora em idosos
Palavras-chave em português
Aprendizagem motora
Conhecimento de performance
Envelhecimento
Feedback autocontrolado
Resumo em português
O uso do feedback extrínseco ao longo do processo de aquisição de uma habilidade motora tem sido objeto de estudo e, mais recentemente, tem se investigado se o aprendiz é capaz de gerenciar o fornecimento dessas informações. Contudo, a literatura sobre os efeitos do conhecimento de performance (CP) com populações idosas é incipiente e os resultados não são esclarecedores. Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo foi investigar o efeito de um regime de fornecimento de CP autocontrolado na aprendizagem motora de idosos. Foram planejados dois experimentos. O objetivo do Experimento 1 foi investigar o efeito do fornecimento de diferentes tipos de CP (CP descritivo/vídeo-replay e CP prescritivo/verbal) na aprendizagem de uma habilidade motora em idosos. A tarefa utilizada foi a tacada curta do golfe. Participaram deste experimento 36 idosos com média de idade de 65 anos, distribuídos em três grupos experimentais: Presc; Vídeo+Presc; e Vídeo. Os idosos praticaram 120 tacadas a 2,20m do alvo em duas sessões de prática e foram realizados testes de retenção e transferência. A ANOVA encontrou diferenças significantes entre os grupos no desempenho (escore), na amplitude do backswing e forwardswing. O post hoc de Bonferroni mostrou que os grupos Presc e Video+Presc foram superiores ao grupo Vídeo (p<=0,05). Portanto, o CP prescritivo foi responsável pela mudança no padrão de movimento, bem como, na diminuição dos erros. O objetivo do Experimento 2 foi investigar o efeito do fornecimento de CP autocontrolado no processo de aprendizagem de uma habilidade motora em indivíduos idosos. Participaram desse estudo 40 indivíduos com idade entre 60 e 80 anos, divididos em dois grupos: Auto e Yoked. A tarefa utilizada foi a mesma do Experimento 1 e o delineamento experimental contou com testes de retenção (R5 e R24) e transferência (T1 e T2). O desempenho foi avaliado pela pontuação obtida na tacada (escore) e foi realizada a análise cinemática. A ANOVA não detectou diferenças significantes entre os grupos Auto e Yoked nas medidas realizadas (p<=0,05). Além disso, a análise da variabilidade intraindividual mostrou que o grupo Auto variou mais comparado ao grupo Yoked nas medidas de tempo e amplitude do backswing, tempo de preparação e tempo de movimento. Portanto, não houve efeito do regime de CP autocontrolado na aquisição da tacada curta do golfe. A partir do reagrupamento realizado com base na frequência de recebimento de CP, os idosos foram organizados em dois grupos G9 e G55, que receberam CP em 9% e 55% das tentativas, respectivamente. Com a formação dos novos grupos, foram refeitas todas as análises. A análise inferencial encontrou diferenças significantes em praticamente todas as medidas (p<=0,05), mostrando que o G55 apresentou um comportamento qualitativamente superior quando comparado ao G9. Em suma, os resultados corroboram com as pesquisas que investigaram idosos sob uma condição autocontrolada, confirmando que idosos não foram influenciados ao serem inseridos num regime autocontrolado de fornecimento de CP. Além disso, a frequência de fornecimento de CP elevada, ou 55%, parece ser um fator que incrementa o desempenho de idosos
Título em inglês
Effect of self-controlled knowledge performance in the acquisition of a motor skill in the elderly
Palavras-chave em inglês
Aging
Feedback self-controlled
Knowledge of performance
Motor learning
Resumo em inglês
The use of extrinsic feedback throughout the process of acquisition of a motor skill has been a topic of study and, more recently, has investigated if the learner is able to manage the provision of this information. However, the literature on the effects of knowledge of performance (CP) with elderly populations is incipient and the results are not clear. In this sense, the general objective of this study was to investigate the effect of a system for providing self-controlled CP of motor learning in the elderly. Two experiments were planned. The goal of the Experiment 1 was to investigate the effect of the providing of different types of CP (descriptive/video-replay CP and prescriptive/verbal CP) in learning a motor skill in the elderly. The task used was the golf putting. Thirty six elderlies, average age of 65 years, participated in this experiment and were divided into three experimental groups: Presc; Video+Presc; and Video. The elderly practiced 120 strokes to 2.20 m from the target in two practice sessions and tests of retention and transfer were conducted. ANOVA found significant differences between the groups on performance (score), the amplitude of the backswing and forwardswing. Post hoc Bonferroni test showed that Presc and Video+Presc were superior to Video (p <= 0.05). Therefore, CP prescriptive was responsible for the change in the pattern of movement, as well as in the reduction of errors. The goal of the Experiment 2 was to investigate the effect of providing selfcontrolled CP in the acquisition of a motor skill in elderly individuals. Forty 40 individuals aged between 60 and 80 years, participated of this study and were divided into two groups: Auto and Yoked. The task used was the same as that of Experiment 1 and there was retention (R5 and R24) and transfer (T1 and T2) tests. The performance was evaluated by the score obtained in the shot and kinematic analysis was performed. ANOVA did not detect significant differences between groups in the all measures undertaken (p <= 0.05). Furthermore, the analysis showed that intraindividual variability of the Auto group varied more than Yoked in the time and amplitude of the backswing, preparation time and movement time. Therefore, there was no effect of the self-regulated CP in the acquisition of short putt golf. Participants reorganization was carried out based on the frequency of the CP given, and elderly were divided into two groups G9 and G55, who received CP in 9% and 55% in the attempts, respectively. All the analyses were redone. The inferential analysis found significant differences in virtually all measures (p <= 0.05), showing that the G55 presented a qualitatively superior behavior when compared to the G9. In short, the results corroborate with the research that investigated elderly under a selfregulated condition, confirming that the elderly were not influenced by being inserted in a self-controlled system of CP delivery. In addition, the high frequency of providing CP, or 55%, seems to be a factor that increases the performance of the elderly
 
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Data de Publicação
2015-05-13
 
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