• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.31.2015.tde-29062015-154225
Documento
Autor
Nome completo
Amanda Beraldo Faria
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Silveira Junior, Walter Garcia da (Presidente)
Dias, Marcia Regina Tosta
Iumatti, Paulo Teixeira
Título em português
De Amélias e Barracões: a noção de saudade na obra de Ataulfo Alves
Palavras-chave em português
Alves
Ataulfo
Canção
Música Popular
Samba
Sociologia da Música
Resumo em português
Observando a importância numérica e a centralidade da temática da saudade na obra de Ataulfo Alves, este trabalho passa por diferentes interpretações acerca do assunto ao analisar as canções que tocam o tema, buscando entender a sua recorrência em conexões com fontes de informações oficiais. Canções consagradas como "Ai, que saudade da Amélia" e outras menos conhecidas do público podem revelar características a respeito da saudade - como sentimento e como categoria social - que explicitam relações inerentes, embora diversas (através do conceito de estruturas de sentimentos), à sociedade carioca de meados do século XX. Portanto, esta pesquisa pretende fazer uma análise da obra de um grande autor que se relaciona com a sociedade e igualmente tenta entender o que a recorrência do tema e da palavra saudade pode estar dizendo nesse contexto. Falar-se- á, aqui, de conflitos de classes e também entre grupos mais específicos. Como metodologia, são utilizados os estudos culturais propostos por Raymond Williams.
Título em inglês
About Amélias and Slums: notion of "saudade" in the Ataulfo Alves´music
Palavras-chave em inglês
Alves
Ataulfo
Popular Music
Samba
Sociology of Music
Song
Resumo em inglês
Noting the quantity and the centrality of the theme of saudade in Ataulfo Alves music, this research cuts across several interpretations about the subject by analyzing the most relevant songs, which are related to the theme. Continuously trying to understand their recurrence through connections with some official information. Acclaimed songs such as "Ai, que saudades da Amélia" and others chansons that are not so popular may reveal characteristics about saudade - such as a feeling and also constituting a social category - that explain inherent relations (even if they are diverse, using the concept of structures of feelings) to the Rio society of the mid- twentieth century. Therefore, this research aims to make an analysis of Atulfos music, which is related to society and tries to understand the recurrence of the theme and the word saudade in this context. We will discuss also class conflicts and some others specifics groups. The methodology is based on cultural studies proposed by Raymond Williams.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Liberação
2017-07-06
Data de Publicação
2015-07-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.