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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2017.tde-19012017-140923
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Vitor Barbosa Sousa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Toni, Flávia Camargo (Presidente)
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Souza, Marina de Mello e
Título em português
O Concurso Mário de Andrade de Monografias sobre o Folclore Nacional no panorama dos estudos folclóricos brasileiros (1946-1975)
Palavras-chave em português
Cultura popular
Discotecas
Etnomusicologia
Folclore
Oneyda Alvarenga
Política cultural
Resumo em português
A Discoteca Pública Municipal de São Paulo, criada em 1935 com a institucionalização do Departamento de Cultura, tem sido alvo de pesquisas nos últimos anos. Oneyda Alvarenga, ex-aluna e principal herdeira de Mário de Andrade no que se refere aos estudos folclórico-musicais, conduziu inúmeros trabalhos enquanto esteve na direção da Discoteca. Constituindo um conjunto documental inédito, o Concurso Mário de Andrade de Monografias sobre o Folclore Nacional (1946-1975) contou com a participação de trabalhos de intelectuais do campo das ciências sociais de São Paulo. Por outro lado, considerando a necessidade de "conhecer" as manifestações populares no Brasil, Oneyda soube tirar proveito da mobilização criada pelo Movimento Folclórico Brasileiro, sob a batuta de Renato Almeida e Edison Carneiro. Deste modo, inúmeros autores polígrafos, filiados às Comissões Estaduais de Folclore, figuraram nas 30 edições do Concurso.
Título em inglês
Folkloric monographs contest in the perspective of Brazilian folkloric studies (1946-1975)
Palavras-chave em inglês
Cultural Policy
Ethnomusicology
Folklore
Oneyda Alvarenga
Popular Culture
Records Collection
Resumo em inglês
The Discoteca Pública Municipal de São Paulo (DPM) - Public Record Collection of São Paulo - created in 1935 along with the institutionalization of the Departamento de Cultura - Department of Culture, has been subject of research in recent years. Oneyda Alvarenga, Mário de Andrade's former student and main heiress in relation to folk-music studies, conducted numerous works while she was in the direction of the DPM. Constituting an unprecedented set of documents, the Concurso Mário de Andrade de Monografias sobre o Folclore Nacional (1946-1975) - Folkloric monographs contest - counted the participation from intellectuals of the fields of social sciences in São Paulo. On the other side, considering the need to "know" the popular culture in Brazil, Oneyda took advantage of the mobilization created by the Movimento Folclórico Brasileiro - Brazilian Folkloric Movement, by the baton of Renato Almeida and Edison Carneiro. Thus, several writers affiliated to the Comissões Estaduais de Folclore - States Commissions of Folklore - figured in the 30 editions of the competition.
 
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Data de Publicação
2017-01-24
 
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