• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2015.tde-12052015-103046
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Rogerio Lima Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Simioni, Ana Paula Cavalcanti (Presidente)
Dias, Elaine Cristina
Oliveira, Cecilia Helena Lorenzini de Salles
Título em português
Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional
Palavras-chave em português
Afonso d\' Escragnolle Taunay (1876 - 1958)
História da Arte
Museu Paulista da Universidade de São Paulo
Oscar Pereira da Silva (1867 - 1939)
Pintura
Primeira República (1889 - 1930)
Resumo em português
Esta dissertação tem por tema a atuação do artista Oscar Pereira da Silva (1867 - 1939) enquanto pintor história no Museu Paulista, entre os anos de 1920 e 1922, durante a gestão de Afonso d' Escragnolle Taunay (1876 - 1958). Quando do preparo do Museu Paulista, visando às celebrações do Centenário da Independência, em setembro de 1922, o artista foi, entre muitos outros, confiado por Taunay a realizar as pinturas cujo conteúdo remetiam a cenas do passado nacional, e do paulista, em particular. Busca-se compreender os meandros que possibilitaram o recrutamento de tal artista para a nova decoração empreendida dentro do Museu, a partir de sua atuação no meio artístico paulistano, - e as implicações de sua transferência do Rio de Janeiro, em fins do século XIX, - e o quanto das pinturas selecionadas para este estudo estavam inseridas em um debate maior que buscava destacar a importância de São Paulo na história do Brasil.
Título em inglês
An artist on the banks of Ipiranga : Oscar Pereira da Silva, the Paulista Museum and the reformulation of the national past.
Palavras-chave em inglês
Afonso d\' Escragnolle Taunay (1876 - 1958)
Art History
First Republic (1889 - 1930)
Museu Paulista of the University of São Paulo
Oscar Pereira da Silva (1867 - 1939)
Painting
Resumo em inglês
This dissertation has the theme of the performance artist Oscar Pereira da Silva (1867 - 1939) as history painter in the Paulista Museum, between the years 1920 and 1922 , during Afonso d' Escragnolle Taunay ( 1876-1958 ) management. When the preparation of the Museum, targeting the Independence Centenary celebrations, in September 1922 , the artist was, among many others, entrusted by Taunay to perform paintings whose content remitted the scenes of the national past, and São Paulo, particularlly. We seek to understand the intricacies that allowed the recruitment of such artist for the new decor undertaken within the Museum, from its operations in São Paulo art world, - and the implications of his move from Rio de Janeiro, in the late nineteenth century, - and how those paintings, selected for this study, were included in a larger debate that sought to highlight the importance of São Paulo in Brazil's history .
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-05-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.