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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2016.tde-11102016-102905
Documento
Autor
Nome completo
Manuela Henrique Nogueira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Simioni, Ana Paula Cavalcanti (Presidente)
Pitta, Fernanda Mendonça
Vilardaga, Stella Maris Scatena Franco
Título em português
Georgina de Albuquerque: trabalho, gênero e raça em representação
Palavras-chave em português
Arte
Georgina de Albuquerque
Pintura
Relações de gênero
Relações étnicas e raciais
Trabalho
Resumo em português
O presente estudo tem como objetivo analisar uma parcela da produção pictórica da pintora Georgina de Albuquerque (1885-1962), cuja temática é a representação da mulher em situação de trabalho. Tendo como ponto de partida a tela No cafezal (1926), essa dissertação empreendeu uma análise da produção iconográfica da artista, a partir de uma perspectiva comparativa, que coloca as obras em diálogo com a tradição artística nacional e internacional. A dissertação visa compreender como as obras problematizam dimensões como gênero, trabalho e raça, refletindo como tais categorias se relacionam aos discursos do período de produção e circulação das obras, a saber, décadas de 1920-1940.
Título em inglês
Georgina de Albuquerque: work, gender and race representation
Palavras-chave em inglês
Art
Ethnic and race relations
Gender relations
Georgina de Albuquerque
Painting
Representation
Work
Resumo em inglês
This study aims to analyze a portion of the pictorial production of the painter Georgina de Albuquerque (1885-1962), whose subject is the representation of women in work situations. Taking as starting point the screen in coffee plantation (1926), this dissertation undertook an analysis of the iconographic production of the artist, from a comparative perspective, which places the works in dialogue with national and international artistic tradition. The dissertation aims to understand how the works problematize dimensions such as gender, race and work, reflecting how these categories relate to the speeches of the production period and circulation of works, namely, decades of 1920-1940.
 
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Data de Publicação
2016-10-20
 
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