• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2018.tde-01032018-113045
Documento
Autor
Nombre completo
Helenira Paulino
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Laudanna, Mayra (Presidente)
Bagolin, Luiz Armando
Cunha, Cilaine Alves
Título en portugués
Carlos Oswald: a gravura como obra de arte na primeira metade do século XX no Rio de Janeiro
Palabras clave en portugués
Artes Gráficas
Artes Plásticas
Carlos Oswald
Gravura
Gravura em metal
História da Gravura
Resumen en portugués
Esta dissertação estuda a gravura de Carlos Oswald (1882 - 1971) tendo em vista os conceitos do próprio artista expostos em seus diversos textos, destacadamente o livro autobiográfico do autor, publicado em 1957, Como me tornei pintor, e os artigos impressos na revista Vozes de Petrópolis. O trabalho evidencia a modernidade desse artista que instala no Rio de Janeiro o ensino da gravura em metal como arte. O conceito que Oswald traz para o país sobre a gravura dista da concepção aqui vigente, visto que, ao menos, até as primeiras décadas do século XX, a gravura é considerada técnica para a reprodução de imagens, sendo arte aplicada à indústria. A fim de demonstrar o que se afirma, analisa-se documentos e textos sobre a Academia Imperial de Belas Artes e sobre o Liceu de Artes e Ofícios, ambas instituições do Rio de Janeiro. É no Liceu que Oswald implanta o ensino da gravura como obra de arte, incialmente em 1914 e, posteriormente, em 1930, sendo responsável pela formação de vários gravadores brasileiros. Nesta pesquisa, demonstra-se, ainda, que a obra gráfica de Oswald, nas duas décadas iniciais de 1900, não é analisada pela maior parte dos jornalistas que tratam das exposições de artes plásticas, o que também evidencia que a gravura não é considerada da mesma maneira que a pintura e a escultura no país. A análise das gravuras do artista é realizada, assim, a partir dessas conceituações, bem como das proposições de Oswald explicitadas em seus escritos. A análise concentra-se nas gravuras do artista pertencentes à coleção do Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC e ao acervo da Fundação Biblioteca Nacional - Brasil.
Título en inglés
Carlos Oswald: ecting as art in the first half of the XX century in Rio de Janeiro
Palabras clave en inglés
Carlos Oswald
Engraving
Etching History
Graphic Arts
Metal Etching
Visual Arts
Resumen en inglés
This dissertation studies the etchings of Carlos Oswald (1882-1971) in light of his own concepts disclosed in many of his texts, in particular in the autobiography entitled Como me tornei pintor, published in 1957, and in articles published in the magazine Vozes de Petrópolis. The innovativeness of the artist, who established the teaching of metal etching as art in Rio de Janeiro, is evident. With the goal of demonstrating how Oswald's concept of metal etching as art distanced it self from Brazil's first decades of the XX century firmly established conception of engraving as an art applied to the industry, an analysis of documents and texts about the Academia Imperial de Belas Artes and the Liceu de Artes e Ofícios was performed. Oswald establishes in the Liceu de Artes e Ofícios the teaching of etching as Art, being responsible for the formation of many Brazilian etchers. Here it is also demonstrated that the etchings of Carlos Oswald, during the first two decades of the 1900s, were not evaluated by most art critics for not being considered art. The analysis of the artist etching presented here is based on this above-mentioned conception, as well as in Oswald's own propositions expressed in his texts. The research is centered in etchings belonging to the collections of the Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC and the Fundação Biblioteca Nacional - Brasil.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-03-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.