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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2020.tde-20032020-083940
Document
Author
Full name
Marcos Henrique Bueno da Silva
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2020
Supervisor
Committee
Souza, Ubiraci Espinelli Lemes de (President)
Fajersztajn, Hermes
Silvestri, André Luis Sampaio
Title in Portuguese
Modelo para estimativa dos custos de construção das superfícies pavimentadas para operações de aeronaves em aeroportos.
Keywords in Portuguese
Aeroportos
Custos de construção
Modelagem paramétrica
Pavimentação
Pavimentos aeroportuários
Abstract in Portuguese
O desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária é parte fundamental na contribuição para o crescimento econômico e social de um país, principalmente em países com as dimensões e características do Brasil. Nesse contexto, esse trabalho apresenta um modelo para estimar os custos de construção de elementos primordiais de um aeroporto - as superfícies pavimentadas para operações de aeronaves: Pista de pouso e decolagem, Pistas de táxi e Pátio de estacionamento de aeronaves. A modelagem desenvolvida constitui uma ferramenta que auxilia no prognóstico preliminar de custos de construção, análises de viabilidade e também na comparação de alternativas construtivas desses elementos. Com base em informações preliminares, utilizando uma modelagem paramétrica proposta, podem ser estimados os custos diretos de construção dessas partes do aeroporto. É apresentada uma revisão da literatura sobre custos em obras de construção civil, modelagem paramétrica e aeroportos, visando entendimento do empreendimento. Apresenta-se uma visão do aeroporto como sendo uma obra composta por diversas partes e, através da modelagem desenvolvida, considerando demanda a ser atendida, modelos de aeronaves previstas nas operações e localidade do empreendimento, obtém-se informações quantitativas e qualitativas que permitem estimar os custos de construção das superfícies pavimentadas para operação de aeronaves. Ao final, conclusões sobre os resultados obtidos são tecidas, além de indicação de sugestões para desenvolvimentos futuros e próximos passos para essa área de pesquisa.
Title in English
Model for estimating costs of construction of paved surfaces for aircraft operations at airports.
Keywords in English
Airport pavements
Airports
Construction costs
Parametric modeling
Abstract in English
The development of airport infrastructure plays a fundamental part towards the country's economic and social growth, mainly with the dimensions and characteristics of Brazil. In this context, this work presents a model for estimating the costs of constructing the primordial elements of an airport - the paved surfaces for aircraft operations: Runway, Taxiways and Aprons. The developed model is a tool that assists in feasibility analysis, allowing to compare possibilities and alternatives for the construction of these elements. Based on preliminary information, using a proposed parametric model, direct construction costs of this parts can be estimated. A review of the literature on costs in construction, parametric modeling and airports is presented, aiming to understand the project. In a view of the airport as a product composed by several elements, through the modeling developed, considering demand to be met, aircraft models forecasted for the operations and location of the enterprise, information is obtained in terms of quantitative and qualitative aspects that allow to estimate the costs of construction of paved surfaces for aircraft operation. At the end, conclusions about the results obtained are woven, besides indication of future developments and next steps for this research area.
 
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Publishing Date
2020-05-29
 
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