• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2019.tde-01032019-151600
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Lopes Julião
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Melhado, Silvio Burrattino (Presidente)
Haupt, Theodore Conrad
Ornstein, Sheila Walbe
Título em inglês
Guidelines for scope of work in corporate office building design.
Palavras-chave em inglês
Corporate
Integrated project delivery system
Office design
Project management
Scope of work
Resumo em inglês
Project process' hindrances over office architectural design production are common at civil construction sector, implying on schedule loss, reworks and higher costs. Many academic literature approaches to that hindrance resulted from failure in project process. Predominantly failures concern translating customer needs and expectations into design conditions. This research objectives to propose scope of work guidelines, securing customer satisfaction and avoiding unforeseen additional costs, reworks, schedule and project benefit loss. Additionally, for each guideline proposed, it is suggested an accountable for it (project manager, architect or client). The adopted methodology was the research and analysis of project methodologies from academic literatures, contenting responsibilities definitions and design criteria that should be considered on the approved scope of work. Furthermore, the creation and implementation of an interview plan with one Brazilian high concept corporative architecture firm and its three clients, in a way that it is possible to measure client's point of view over contracted project process. Results from the interviews identified scope definition and project process planning hindrances. Then, in comparison with academic literatures, main project and scope of work issues were identified and used as base to the scope of work development guidelines.
Título em português
Diretrizes para escopo de serviços de projetos de arquitetura corporativa.
Palavras-chave em português
Administração de projetos
Escopo de serviços
Projeto corporativo
Resumo em português
A produção de projetos de arquitetura e engenharia no setor de construção civil apresenta entraves em seus processos de projeto, que implicam em perda de prazo, aumento de custos de projeto e retrabalhos. Diversos autores abordam falhas na gestão do processo de projeto, principalmente na interpretação das necessidades dos clientes e na definição dos critérios que o projeto deve seguir, alguns não previstos no escopo de contratação entre a empresa de arquitetura e o cliente. Esta pesquisa propõe diretrizes para que as empresas de arquitetura possam, junto ao gerente de projetos dos clientes, definir um escopo de serviços em que retrabalho, custos adicionais, atrasos e a insatisfação do cliente com o processo sejam reduzidos ou evitados. Para cada diretriz, há também a definição de quem é o responsável por executá-la (se o arquiteto ou o cliente). A metodologia utilizada para obtenção desse objetivo foi o levantamento e revisão de bibliografia sobre metodologias de projeto e de contratos de projetos, que auxiliem na definição de responsabilidades, atividades e critérios de projeto. Em acréscimo, foi formulado um roteiro de entrevista e eleita uma empresa de arquitetura corporativa com experiência de mercado no Brasil, assim como três clientes da mesma, de forma a mapear o ponto de vista do cliente sobre o processo empregado pela contratada. Com os resultados das entrevistas, fez-se uma análise comparativa entre os métodos de projeto empregados pela empresa de arquitetura e o encontrado em bibliografia, identificando os principais entraves no desenvolvimento e definição do escopo de serviços. Por fim, tais resultados foram utilizados como base para propor diretrizes para que o escopo de serviços entre arquitetos e clientes prevejam revisões de projeto, traduzam efetivamente as necessidades do cliente e atendam prazos e custos esperados.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-03-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.