• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2011.tde-19072011-105101
Documento
Autor
Nome completo
Jose Isidro Garcia Melo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Miyagi, Paulo Eigi (Presidente)
Hirakawa, André Riyuiti
Martínez Riascos, Luis Alberto
Santos Filho, Diolino José dos
Tronco, Mário Luiz
Título em português
Arquitetura com orientação a serviços para sistemas produtivos teleoperados e dispersos.
Palavras-chave em português
Controle de processos
Serviços
Sistemas de manufatura
Sistemas distribuídos
World Wide Web
Resumo em português
Este documento é resultado de uma pesquisa que envolve a proposta de uma arquitetura com orientação a serviços de um sistema que integra e coordena um conjunto de sistemas produtivos teleoperados e geograficamente dispersos, no qual se adota uma abordagem de modelagem baseada em uma ferramenta formal, como é a rede de Petri, a fim de estruturar um procedimento não só para a construção dos modelos como também para a análise funcional das partes que compõem o sistema e que, posteriormente, são implementadas em uma arquitetura de controle distribuído. O texto apresenta a motivação e justificativa da pesquisa envolvendo o histórico do desenvolvimento dos sistemas produtivos (SPs); uma revisão da literatura onde, entre outros aspectos, mostram-se abordagens de outros pesquisadores para assegurar uma flexibilidade estrutural dos SPs; a proposta de uma arquitetura baseada numa formulação com orientação a serviços; a proposta de um procedimento de modelagem; e um exemplo de implementação dessas propostas. O desenvolvimento deste trabalho contribui para a área de SPs permitindo-lhes assegurar uma flexibilidade estrutural que facilita a reconfiguração do sistema frente a mudanças do ambiente produtivo. Neste sentido, considerando a heterogeneidade dos SPs, este trabalho propõe uma abordagem modular, com orientação a serviços, onde são conciliadas duas importantes características: o alto grau de autonomia dos módulos e a ampla interoperabilidade dos mesmos. Adicionalmente, a proposta desenvolvida assegura uma especificação precisa da troca de mensagens entre os módulos do SP.
Título em inglês
Architecture with orientation services for teleoperated and dispersed production systems.
Palavras-chave em inglês
Distributed systems
Manufacturing systems
Process
Services
World Wide Web
Resumo em inglês
This document is derived from a research that involves the proposal of a service-oriented architecture for a system that integrates and coordinates a set of teleoperated production systems. This system is physically located in a dispersed way and adopts a modeling approach based on a formal tool known as Petri net. This approach structures a procedure to model construction to develop functional analysis of the parts integrating the system and that subsequently are implemented in distributed control architecture. The text presents the motivations for the research regarding the history of development of productive systems (PSs), a review of the literature where, among other aspects, it is shown the approaches of other researchers to ensure the structural flexibility of the PSs; the proposal for an architecture based on a formulation of a service-oriented approach, a proposal for modeling procedure, and an implementation example of these proposals. The development of this work contributes to the area of PSs enabling them to ensure a structural flexibility that facilitates the reconfiguration of the system against changes in the productive environment. In this sense, considering the heterogeneity of PSs, this work proposes a modular approach with service-oriented principles, where two important features are conciliated: high degree of autonomy and global interoperability of the modules. Additionally, the developed proposal ensures a precise specification of the messages exchange among the modules of the PSs.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-08-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.