• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2020.tde-09012020-101514
Documento
Autor
Nombre completo
Igor dos Santos Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Barros, Ettore Apolonio de (Presidente)
Drews Junior, Paulo Lilles Jorge
Martins, Marcelo Ramos
Título en portugués
Desenvolvimento de um veículo aquático não tripulado empregado como plataforma de testes de sistemas de navegação.
Palabras clave en portugués
Arquitetura de controle
Arquitetura naval
Navegação marítima
Veículo aquático não tripulado
Veículos guiados remotamente
Resumen en portugués
A atual exploração do ambiente aquático é praticamente inexpressivo frente ao tamanho dos oceanos e sua importância para os seres humanos. O campo de robótica marinha pode auxiliar na pesquisa desses ambientes com o desenvolvimento de UUVs, USVs e ROVs, veículos que podem realizar diversas tarefas sem colocar em risco vidas humanas. No entanto, esses veículos estão em constante desenvolvimento tecnológico e são objetos de pesquisa em diversas áreas de conhecimento, e uma delas é a navegação. Uma das áreas do campo de navegação de veículos autônomos é a estimativa da posição do veículo. Em AUVs, essa estimativa é essencial para diversas missões que requerem grande precisão e baixíssimas incertezas. O desenvolvimento de sistemas de navegação para AUVs é uma tarefa complexa pois além da implementação no sistema embarcado, são necessários diversos testes de validação que exigem árduas operações logísticas. Por isso, projetar um veículo de superfície aquático como plataforma de testes é fundamental para diminuir o tempo de desenvolvimento de algoritmos de navegação para AUVs. Além disso, esse veículo permite também a realização de testes da arquitetura de controle com menos riscos aos sensores embarcados. Neste trabalho, foca-se em contribuir para uma metodologia de projeto de um USV, analisando práticas usadas em embarcações tripuladas comuns e verificando sua validade para o caso de uma embarcação de menores dimensões não tripulada.
Título en inglés
Development of an unmanned surface vehicle used as a navigation system testing platform.
Palabras clave en inglés
Control architecture
Naval architecture
Unmanned surface vehicle
Resumen en inglés
The majority of the Earth's surface is covered by oceans, although the human knowledge about it is still extremely inexpressive. The marine robotics field can aid in the research of these environments with the development of UUVs, USVs and ROVs, vehicles that can perform various tasks without risking human lives. However, these vehicles are in constant technological development and are objects of research in several areas of knowledge, and one of them is navigation. One of the areas of the field of navigation of autonomous vehicles is the estimation of the position of the vehicle. In AUVs, this estimate is essential for several missions that require great precision and very low uncertainties. The development of navigation systems for AUVs is a complex task because, besides the implementation in the embedded system, several validation tests are required that require arduous logistical operations. Therefore, designing an aquatic surface vehicle as a testing platform is critical to reducing the development time of navigation algorithms for AUVs. In addition, this vehicle also allows testing of the control architecture with less risk to embedded sensors. In this paper, focus on contributing to a USV design methodology by analyzing practices used on common manned vessels and verifying their validity for a smaller unmanned vessel.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-01-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.