• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-08012008-170424
Documento
Autor
Nome completo
Marco Aurélio Palos Franco
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Silva, José Reinaldo (Presidente)
Martins, Marcelo Ramos
Tavares, José Jean-Paul Zanlucchi de Souza
Título em português
Uma abordagem baseada em atividades para gestão e determinação de custos do processo na engenharia de requisitos.
Palavras-chave em português
Custeio baseado em atividades
Engenharia de requisitos
Resumo em português
No desenvolvimento de um sistema que envolve Software e Hardware, muitas vezes, o que se tem é uma idéia muito vaga sobre o que será feito. Neste sentido, a Engenharia de Requisitos (ER) foi criada para fazer a ligação entre o que o cliente deseja e o que será implantado. O processo de ER sempre foi destacado na literatura por fornecer uma decomposição não linear em relação a ER que cobre desde a concepção inicial do projeto até a especificação dos requisitos. Apesar de estudos sobre o uso da ER indicarem um grande ganho em relação ao desenvolvimento de projetos em termos de prazo de entrega do projeto e qualidade dos produtos finais, muito pouco foi feito a respeito de justificar ao cliente o esforço gasto até a especificação. Nesse sentido, uma análise do custo do processo de ER torna-se importante. Mas, para determinar o custo do processo de ER, deve-se lançar mão de um sistema de custeio em que as atividades são os principais fatores para se fazer uma análise mais adequada. Dessa forma, o sistema de custeio baseado em atividades (ou Activity Based Costing (ABC)) é uma maneira de chegar ao objetivo de fornecer um sistema de custeio adequado ao processo de ER. Assim, este trabalho visa aplicar os conceitos do sistema ABC para todo o processo de ER. Este estudo sugere que o uso do ABC para um processo de ER bem estruturado pode direcionar a uma estimativa de custo mais realística.
Título em inglês
An activity-based approach to management and determination of coats for requirements engineering process.
Palavras-chave em inglês
Activity based costing
Requirements engineering
Resumo em inglês
During a software and hardware system development, in many times, there is a very opaque idea about what it will be done. In this case, the concept of Requirements Engineering (RE) was created in order to bridge the gap between what the client wishes and what will be implemented. The RE process is always highlighted on the literature as a mean to provide a non-linear decomposition of the RE which cover from an initial conception of the project to the requirements specification. Despite of studies related to the using of the RE have shown reduction of delivery time of projects and quality gain in the final products, very few have been done to justify to the client all effort until the system specification has finished. In this sense, a cost analysis of the RE process become important. However, in order to estimate a cost of the RE process, it is necessary to use an accounting system which activities are the main factor to provide an accurate analysis from them. In this case, an activity-based costing (ABC) system can provide a way to give an accounting system which is suited to the RE process. Therefore, the goal of the present work is to apply the ABC concepts to the whole RE process. The present work suggests that a well structured RE process can indicate a best actual cost estimation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
dissertacao.pdf (992.18 Kbytes)
Data de Publicação
2008-02-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.