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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-07012008-174139
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Igor Mendoza Quiñones
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Cabral, Eduardo Lobo Lustosa (Presidente)
Moscato, Lucas Antonio
Ribeiro, Carlos Henrique Costa
Título em português
Controle de robô móvel autônomo para coletar lixo.
Palavras-chave em português
Robôs
Robótica
Resumo em português
Este trabalho apresenta o desenvolvimento dos algoritmos de controle de um robô móvel autônomo para coleta de lixo. O objetivo do robô é coletar latas de refrigerante espalhadas pelo chão. O sistema de navegação do robô foi implementado utilizando a arquitetura denominada "Motor-Schema". Essa arquitetura fornece um método para projetar comportamentos primitivos que atuam em forma paralela para realizar ações robóticas inteligentes em resposta aos estímulos do ambiente. O sistema de controle apresentado foi constituído por vários comportamentos primitivos que, coordenados, permitiram ao robô explorar de forma segura um ambiente desconhecido, detectar e coletar o lixo e levá-lo num depósito determinado. Os algoritmos desenvolvidos foram testados utilizando uma ferramenta de simulação 2D denominada Player/Stage. Os resultados obtidos mostraram que a solução apresentada é adequada para resolver a aplicação robótica de coleta de lixo.
Título em inglês
Control algorithms for an autonomous mobile robot for soda can collection.
Palavras-chave em inglês
Artificial intelligence
Autonomous mobile robot
Robot
Resumo em inglês
This work presents the control system for an autonomous mobile robot for soda can collection. The navigation system is implemented using a reactive architecture called "Motor-Schema". This architecture provides a methodology to design primitive behaviors that can act in a distributed and parallel manner to yield intelligent robotic actions in response to environmental stimuli. The control system is composed of several primitive behaviors, which enable the robot explore an unknown environment, detect and collect the soda cans and navigate toward a soda can reservoir. The algorithms are tested using Player/Stage, a software for 2D simulation. The results show that the solution is suitable for soda can collection.
 
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Data de Publicação
2008-02-29
 
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