• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2008.tde-22052009-125712
Documento
Autor
Nombre completo
Vitor Bellissimo Falleiros
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Massarani, Marcelo (Presidente)
Massambani, Oswaldo
Siqueira, José Antonio Lerosa de
Título en portugués
Transferência de tecnologia do meio acadêmico para o setor produtivo: uma abordagem funcional.
Palabras clave en portugués
Análise do valor
Transferência de tecnologia
Universidade particular
Resumen en portugués
Este trabalho partiu da percepção de que a transferência de tecnologia das universidades para o setor produtivo pode ser mais intensa e eficaz no Brasil. Em primeiro lugar, defende-se a importância desse processo, levantando os benefícios que podem ser gerados a todos os envolvidos, direta e indiretamente, e também as barreiras que impedem esse tipo de parceria. Exemplos brasileiros e estrangeiros são utilizados para ilustrar as possibilidades. A revisão bibliográfica inclui ainda um levantamento de fatores de sucesso, e um breve estudo das atribuições do Escritório de Transferência de Tecnologia, mecanismo bastante utilizado para fomentar o processo. Pelo lado prático, este trabalho utiliza o princípio da análise de valor, a abordagem funcional para partir de 3 casos de parcerias de sucesso e traçar um modelo genérico da transferência de tecnologia, que mostre as funções essenciais ao sucesso desse processo. Esse modelo, por não ser específico de uma ou outra situação, pode ser aplicado a outros casos para auxiliar a encontrar falhas, ou seja, funções que não são adequadamente cumpridas, e concentrar esforços para melhorias.
Título en inglés
Technology transfer from academy to industry: a functional approach.
Palabras clave en inglés
Engineering management
Technology transfer
Value analysis
Resumen en inglés
This work started from a perception that the level and effectiveness of technology transfer from universities to industry can be increased in Brazil. First, the importance of this process is highlighted, bringing up the potential benefits to all parties involved, directly and indirectly, and also the barriers posed to this kind of partnership. The possibilities are illustrated by examples, Brazilian and foreign as well. The review also includes the success factors, and a brief analysis of the Technology Transfer Office, which is very common as a means to improve the process. On the practical side, this work uses the base principle of the value analysis, the functional approach to take off from 3 successful partnerships and develop a generic model of the technology transfer, showing the essential functions to the success of this process. Since this model is not specific to any situation, it can be applied to other cases to help find flaws, that is, functions that are not adequately met, and then focus the efforts dedicated to improve the process.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-07-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.