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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2006.tde-15032007-114703
Documento
Autor
Nome completo
Igor Zucato
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Stipkovic Filho, Marco (Presidente)
Barbieri, Renato
Souza, Gilberto Francisco Martha de
Título em português
Influência da estrutura ímpar em pneus de lonas cruzadas ('cross-ply').
Palavras-chave em português
Elementos finitos
Estrutura ímpar
Lonas cruzadas
Pneu
Pneu convencional
Uniformidade
Resumo em português
O pneu é o único vínculo entre o veículo e o solo, é ele que transmite toda a potência e carga, e garante a dirigibilidade e condução do automóvel. A estrutura resistente de um pneu é um dos pontos de maior importância para o rendimento, tipo de aplicação e segurança. E conhecê-la é condição primária para o projeto. Pneus convencionais, via de regra, apresentam uma estrutura par de lonas cruzadas (cross-ply), dispostas em ângulos opostos, menores que 90º. Este trabalho visa avaliar as influências de uma estrutura ímpar de lonas cruzadas, em pneus convencionais. Objetiva-se com isso uma redução na matéria prima e uma otimização no tempo de processo. As influências da estrutura ímpar foram verificadas através de uma análise de elementos finitos, examinando o andamento das tensões internas na carcaça do pneu e observando a geometria da região de contato pneu/solo. Verificou-se também a variação da uniformidade utilizando-se do ensaio SAE J332 em uma máquina Akron FD90. A utilização de uma estrutura ímpar, em pneus de lonas cruzadas, acarreta numa deformação na região de contato pneu/solo, devido ao desbalanceamento de tensões nos fios da carcaça, um aumento das componentes de ply-steer e uma variação de força lateral nas componentes dinâmicas avaliadas. A utilização de uma estrutura ímpar deve ser cuidadosamente selecionada dependendo da velocidade, severidade e condições de utilização.
Título em inglês
Influence of an odd structure in cross ply tires.
Palavras-chave em inglês
Conventional tire
Cross-ply
Finite element
Odd structure
Tire
Uniformity
Resumo em inglês
The tire is the only bond between the vehicle and the ground, is it that transmits all the power and load, and guarantees the driven and conduction of the automobile. The resistant structure of a tire is one of the most important factors for the efficiency, type of application and security. Knowing these parameters is the primary condition to design a tire. Conventional tires, usually have a pair structure, made of crossed plies (cross-ply) in opposite angles lesser than 90º. The present work aim to evaluate the influence of an odd cross-ply structure, in conventional tires, looking forward to a material reduction and also an optimization on time process. The influence of an odd structure was evaluated through a finite element analysis, examining the cord stress at the tire carcass and the tire/ground contact region (foot-print). The variation of the uniformity was also verified through a SAE332 test did on Akron FD90 machine. It was observed that the use of an odd structure in cross-ply tires cause a tire/ground contact region deformation, because of the unbalance internal cord stress (at the carcass), and an increase of uniformities components (ply-steer and variation of lateral force). The use of an odd structure must be carefully selected, depending on the speed, severity and condition of use.
 
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teseIgorZucato.pdf (4.47 Mbytes)
Data de Publicação
2007-03-28
 
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