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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2013.tde-11032014-121333
Document
Author
Full name
Guilherme Canuto da Silva
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2013
Supervisor
Committee
Kaminski, Paulo Carlos (President)
Amaral, Daniel Capaldo
Schützer, Klaus
Tsuzuki, Marcos de Sales Guerra
Zancul, Eduardo de Senzi
Title in Portuguese
Modelo de referência para o processo de desenvolvimento do produto automotivo e diretrizes para seleção de protótipos virtuais e físicos.
Keywords in Portuguese
Diretrizes
Modelo de referência
Montadoras
PDP-Automotivo
Protótipo físico
Protótipo virtual
Abstract in Portuguese
O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é formado por um conjunto de atividades organizadas e interativas com o propósito de se planejar, desenvolver e fabricar um produto que seja técnico e economicamente viável, além de ser atrativo e atender, quando possível, todas as expectativas dos usuários. Para que tais atividades sejam realizadas e concluídas faz-se o uso de ferramentas de auxílio ao PDP. Entre estas ferramentas estão os protótipos virtuais e os protótipos físicos. A utilização de protótipos virtuais e físicos no PDP traz maturidade ao projeto, reduz as incertezas, e auxilia na conservação do fluxo de informação durante todo projeto, desenvolvimento, implementação e operação da unidade fabril. Desta forma diferentes protótipos são utilizados para diferentes necessidades, de modo que o desenvolvimento do produto seja concluído e, em paralelo, se inicie o projeto do processo de fabricação. Esta tese apresenta o desenvolvimento de um modelo de referência específico para o processo de desenvolvimento do produto automotivo, denominado de PDP-Automotivo. A partir deste modelo de referência, um conjunto de diretrizes para a seleção de protótipos virtuais e físicos é proposto. O PDP-Automotivo foi validado por meio de uma pesquisa de campo envolvendo profissionais pertencentes à montadoras, autopeças e empresas de projeto automotivo. As diretrizes também foram analisadas e validadas por profissionais atuantes no setor automotivo.
Title in English
Reference model for the automotive product development process and guidelines for the selection of virtual and physical prototypes.
Keywords in English
Automakers
Automotive PDP
Guidelines
Physical prototype
Reference model
Virtual prototype
Abstract in English
The product development process (PDP) consists of a set of organized and interactive activities aiming to plan, develop and manufacture a technically and economically feasible product. Moreover, this product is intended to be attractive and, when possible, meet all users expectations. PDP-aiding tools, such as virtual prototypes and physical prototypes, are used in order to perform and complete these activities. The use of virtual prototypes and physical prototypes in PDP brings maturity to the design, reduces uncertainties and helps to maintain the information flow during the design, development, implementation and operation of the manufacturing unit. Therefore, different prototypes are used to meet distinct needs allowing the achievement of the products development process simultaneously to the start of the manufacturing process design. This doctoral study presents the development of a reference model specific for the automotive product development process, named Automotive PDP. A set of guidelines for the selection of virtual and physical prototypes is proposed from this reference model. Automotive PDP was validated by a field research involving professional members from automakers, auto parts and automotive design companies. The guidelines were also analyzed and validated by professional individuals from the automotive sector.
 
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Publishing Date
2014-03-11
 
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