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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-10012008-103534
Document
Auteur
Nom complet
Alexandre Facini dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Souza, Gilberto Francisco Martha de (Président)
Caminada Netto, Adherbal
Melo, Paulo Fernando Ferreira Frutuoso e
Titre en portugais
Gerenciamento da confiabilidade em projetos de material rodante ferroviário.
Mots-clés en portugais
Ferrovias (gerenciamento; eficiência)
Material rodante (confiabilidade)
Trens
Resumé en portugais
É cada vez maior a demanda pela eficiência dos sistemas ferroviários. A confiabilidade do material rodante é um dos fatores de desempenho mais importantes para a eficiência global dos trens de passageiros. Para que índices satisfatórios de confiabilidade, disponibilidade, mantenabilidade e segurança (CDMS) sejam alcançados, deve-se considerar esses fatores desde a elaboração da especificação técnica do material rodante até a operação da frota, incluindo projeto, fabricação, testes, comissionamento e garantia. No presente trabalho foram pesquisados os principais requisitos, normas e boas práticas empregadas na indústria ferroviária mundial para o gerenciamento da confiabilidade em projetos de material rodante, levando-se em conta os aspectos práticos e científicos. Para isso, foram inicialmente apresentadas algumas especificidades do setor ferroviário assim como alguns dos principais tipos de veículos ferroviários e seus sistemas, para que se tenha uma visão geral do contexto em que o trabalho está inserido. Em relação ao gerenciamento de CDMS propriamente dito, são mencionadas as principais tarefas a serem realizadas, de acordo com as referências consultadas. Foi dada uma atenção especial às especificações técnicas de CDMS, levando-se em conta a classificação das falhas e a determinação de parâmetros contratuais. Também foram abordados os aspectos teóricos e práticos das principais ferramentas e métodos de análise de CDMS empregados, tais como alocação de metas, predição de confiabilidade, diagrama de blocos, FMECA, FTA, monitoramento da confiabilidade em campo, etc.
Titre en anglais
Management of reliability in railway rolling stock designs.
Mots-clés en anglais
Design
Management
Passengers train
Railway
Reliability
Reliability prediction
Rolling stock
Resumé en anglais
Demand for efficiency in railway systems is increasing through the years. Rolling stock reliability is one of the most important performance factors for the global efficiency of passenger trains. To attain satisfactory reliability, availability, maintainability and safety (RAMS) figures, these factors must be considered from the elaboration of rolling stock technical specifications up to the operation of the fleet, including design, manufacturing, tests, commissioning and warranty. In the present work a research on main requirements, standards and good practices applied in worldwide railway industry for managing reliability in rolling stock designs was carried out, taking into account practical and scientific aspects. Some specificities of railway industry as well as some of the main railway vehicles types and related systems were presented, so that one can have an overview of the context where this work is inserted. Related to RAMS management, the main tasks to be done are presented, according to the references. Special attention was paid to RAMS technical specifications, considering failure classifications and determination of contractual parameters. The theoretical and practical aspects of the main tools and analysis methods of RAMS applied to the rolling stock design, such as apportionment of targets, reliability predictions, reliability block diagrams, FMECA, FTA, monitoring of field reliability, etc., were also covered.
 
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Date de Publication
2008-02-29
 
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