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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2008.tde-02102008-175251
Documento
Autor
Nome completo
William Manjud Maluf Filho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Massarani, Marcelo (Presidente)
Augusto, Oscar Brito
Caminada Netto, Adherbal
Massote, Alexandre Augusto
Orsatti, Fernando Moya
Título em português
Modelo para gestão do desenvolvimento e produção de pneus fornecidos para industria automobilística.
Palavras-chave em português
Desenvolvimento de produto
Gestão de processos
Gestão de projetos
Pneus
Qualidade
Resumo em português
Este trabalho propõe um modelo inédito para a gestão do desenvolvimento de pneus. Adicionalmente apresenta uma extensa revisão bibliográfica sobre os modelos convencionais de desenvolvimento de produto e sobre a qualidade das peças utilizadas na indústria automobilística. As principais características científicas e o desempenho de qualidade desses modelos são examinados. Existe pouca literatura disponível sobre a gestão de desenvolvimento de produto para empresas fornecedoras de pneus. Muito se deve ao fato do tema ser tratado sigilosamente pelas mesmas e por desempenhar papel decisivo na sua competição no mercado automotivo. A análise criteriosa de tais modelos demonstra a urgente necessidade de melhorias e atualizações. O resultado financeiro global de praticamente todas as montadoras é fortemente abalado pelo alto custo: das campanhas de serviço (recall), dos atrasos em lançamentos, dos impedimentos de embarque, dos reparos durante o período de garantia e dos retrabalhos não previstos além da decorrente deterioração da imagem da empresa frente aos consumidores. O impacto da má qualidade de peças na gestão financeira do negócio automotivo é a força motriz da criação e proposta de um novo modelo de gestão. Seu objetivo primário é justamente melhorar a qualidade e a confiabilidade dos pneus fornecidos para indústria automotiva. A eficiência desse modelo inovador, implementado globalmente em 2005 em uma montadora, é então comprovada quando seus resultados (O trabalho não contém nenhum dado ou informação confidencial à empresa) são apresentados e comparados com desempenho histórico.
Título em inglês
Development management model for tires supplied to automotive industry.
Palavras-chave em inglês
Process management
Product development
Project management
Quality
Tires
Resumo em inglês
This scientific investigation introduces an innovative product Research and Development model to tires and presents a literature review on the quality of the parts supplied to the automotive industry. There is few literature available about how to manage product development in the tire manufacturing industry. The main reason is because the subject is addressed with high confidentiality once it plays a decisive roll in the performance and in the success of the business. A deep literature revision is presented about the product development management models used by the automotive parts manufacturers. Their main scientific and qualitative performance are investigated. The critical analysis of the mentioned managing models shows that there is an urgent need of improvements and updates. The global financial result of all Original Equipment Manufacturers (OEM) is strongly influenced by the high cost of: field actions-recall, launching delays, stop shipments, warranty, unforeseen reworks and the company image damage. The bad quality impact in the financial results of the automotive business is the driving force to the creation and proposal of this new management model. Its primary objective is to increase the quality and reliability of the tires developed and supplied to the OEMs. The efficiency of this new model implemented globally in 2005 within an OEM is shown when its results (This work does not have any OEM confidential or proprietary information) are presented and compared against historical data.
 
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Data de Publicação
2008-10-06
 
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