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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-12072007-160644
Document
Auteur
Nom complet
Leonidio Buk Junior
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Aranha, José Augusto Penteado (Président)
Casaprima Gonzalez, Enrique
Meneghini, Julio Romano
Titre en portugais
Estudo numérico do escoamento ao redor de um cilindro fixo.
Mots-clés en portugais
Cilindro fixo
Elementos finitos
Método das penalidades
Vibração induzida pelo escoamento
Resumé en portugais
Neste trabalho, o escoamento incompressível ao redor de um cilindro fixo é estudado numericamente através do método de elementos finitos. Foram realizadas simulações bidimensionais no domínio do tempo, com números de Reynolds variando entre 100 e 600, utilizando-se, para tanto, malhas não-estruturadas com elementos triangulares. Pretende-se aqui analisar a eficácia da solução das equações de Navier-Stokes utilizando o método das penalidades, meio pelo qual o acoplamento pressão-velocidade foi tratado. Avalia-se a convergência da solução para diferentes valores do fator de penalidade e sugere-se um método para estimá-lo. Analisa-se, ainda, a sensibilidade da resposta à utilização da matriz de inércia nos formatos consistente e concentrada. Por fim, é realizada a comparação dos coeficientes de arrasto médio, flutuação do coeficiente de sustentação e número de Strouhal obtidos neste trabalho com resultados de outras publicações.
Titre en anglais
Numerical investigation of the flow around a stationary cylinder.
Mots-clés en anglais
Finite element methods
Flow-induced vibration
Penalty methods
Stationary cylinder
Resumé en anglais
In this work, the incompressible flow around a stationary cylinder is investigated by using the Finite Element Method. Two-dimensional simulations in time domain have been carried out, with Reynolds number varying from 100 to 600, using non-structured meshes with triangular elements. The aim of this work is to analyze the efficiency of Penalty Methods, which is the way that the velocity-pressure coupling problem is treated here, in Navier-Stokes equations solution. The solution convergence from different values of penalty parameter is evaluated and it is suggested a method to estimate it. In addition, it is studied the sensibilty of response when using the mass matrix in consistent or lumped format. At last, a comparison between average drag coefficient, fluctuating lift and Strouhal number obtained here and those found in other publications is shown.
 
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Date de Publication
2007-08-15
 
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