• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2009.tde-30122014-163334
Documento
Autor
Nombre completo
Marcelo Augusto Barbosa Fernandes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Kaminski, Paulo Carlos (Presidente)
Alves, Marcelo Augusto Leal
Iombriller, Silvia Faria
Título en portugués
Simulação computacional aplicada ao planejamento e projeto da área de armação de carrocerias na indústria automobilística.
Palabras clave en portugués
Armação de carroceria
Fábrica digital
Processos de manufatura
Simulação computacional
Resumen en portugués
A abertura de mercado no Brasil, na década de 1990, aumentou a concorrência na indústria automobilística local e a busca por novos produtos, tecnologias e principalmente por processos de manufatura mais enxutos e viáveis economicamente. Dentro deste contexto, a pressão pela redução do tempo de desenvolvimento de novos produtos, fez com que fosse necessário reduzir também o tempo de desenvolvimento dos novos processos de manufatura. O desenvolvimento e planejamento de uma manufatura são processos complexos, pois envolvem diferentes áreas da empresa, demanda altos investimentos e envolve diferentes tecnologias. A Engenharia de Manufatura é a área da empresa responsável pelo planejamento, projeto e implantação de novas manufaturas para novos produtos. O objetivo central deste trabalho é a conceituação e aplicação da Simulação de Processos aplicada nas fases de planejamento e projeto para linhas de produção manuais e automatizadas através da utilização de ferramentas computacionais. O foco será na área de armação de carroceria onde se encontram o maior grau de automação e complexidade. As vantagens obtidas com sua utilização, nas fases de planejamento e projeto, são a redução de investimentos, redução no tempo de introdução de um novo processo, observação prematura de gargalos de produção, definição da quantidade necessária de estoques intermediários, os quais influenciam diretamente os tempos de processo e custos variáveis. Os conceitos apresentados são validados a partir de estudos de casos na Volkswagen do Brasil envolvendo veículos em lançamento como o novo Gol e Voyage e veículos em série como o Polo.
Título en inglés
Computer simulation applied to the planning and design of the body shop in the automotive industry.
Palabras clave en inglés
Body shop
Computational simulation
Digital factory
Manufacturing processes
Resumen en inglés
The market opening to newcomers in Brazil during the 1990s has increased the local automotive industry competition and the search for new products, technologies and mainly for leaner and financially feasible processes. Within that context, the need to reduce new product development timing has made it necessary to minimize the development period for manufacturing processes. Planning and developing manufacturing operations are complex processes, once they involve different areas in a company and they demand high investment and peculiar technologies. The Manufacturing Engineering is the area in the company that takes over the responsibility for planning, designing and implementing new manufacturing processes for new products. The main objective of that work is define concepts and apply the process simulation on the planning and designing steps of manual and automatic production lines by using computer tools. The target will be the body shop area where the automation and complexity degrees are higher. The advantages of using such tools during the planning and designing phases are not only the reduction of investment and process introduction timing but also the early identification of production bottlenecks, as well as the definition of line buffers that directly affect the process cycles and variable costs. The presented concepts are validated through cases of Volkswagen of Brazil and involving the launching of vehicles such as the new Gol and Voyage and series models like the Polo.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-01-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.