• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2016.tde-26122014-182009
Documento
Autor
Nome completo
Ronaldo Coelho de Freitas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Salvagni, Ronaldo de Breyne (Presidente)
Biazzi, Jorge Luiz de
Francischini, Paulino Graciano
Título em português
Benefícios técnicos e econômicos da adoção de simulações virtuais dos processos de montagem.
Palavras-chave em português
Desenvolvimento de produto
Engenharia simultânea
Manufatura virtual< Processos de montagem (Simulação computacional)
Resumo em português
O objetivo dessa pesquisa é responder à pergunta: Como as áreas de projetos e processos de empresas fabricantes de veículos automotivos podem se beneficiar dos softwares simuladores de montagem, durante as fases de projeto do produto e especificações dos processos a serem utilizados? O escopo desse trabalho está localizado na utilização de softwares de simulação virtual para análise das condições de montagem e detecção de possíveis interferências dos equipamentos de montagem durante o desenvolvimento de novos produtos. A validação deste trabalho será feita através da análise de dois estudos de caso. Para a coleta de dados serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com a utilização de um roteiro para a pesquisa de campo, aplicadas diretamente aos usuários dos processos de simulação da Engenharia de Processos de Montagem de Veículos da General Motors do Brasil. De posse dos conceitos obtidos pela revisão bibliográfica e pela pesquisa de campo, pudemos analisar os benefícios técnicos e econômicos da adoção das simulações virtuais dos processos de montagem e confirmar a validade das proposições estabelecidas: contribuição para a redução de custos adicionais em equipamentos de montagem e o aumento da detecção de interferências dimensionais entre partes e equipamentos numa montagem, durante a fase de projeto.
Título em inglês
Technical and economic benefits of using virtual analysis in the assembly process.
Palavras-chave em inglês
Product development
Simultannea engineering
Virtual manufacturing
Resumo em inglês
The research objective is to answer what can be an assembly process strategy in automotive companies to make use of virtual simulation over development product phase. The scope of this study is to use virtual simulation to analyze the assembly condition and detect interferences between assembly equipment and product parts or components during development phase. In this report we studied two cases in order to register the facts. Thus, some interviews and a semi-structured questionnaire were answered for General Motors do Brasil software simulation users. Making an analysis with the concept from literature and field investigation, the research shows the technical and economical virtual simulation advantages in the assembly process. Concluding, we could validate the two propositions: cost reduction with additional assembly equipment related and increase problem solving actions due product and process tooling interferences during design phase.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-10-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.