• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-18012006-133139
Documento
Autor
Nombre completo
Roberto Eiji Hirayama
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Rotondaro, Roberto Gilioli (Presidente)
Colosio, Marco Antonio
Laurindo, Fernando José Barbin
Título en portugués
Otimização do planejamento de processos de montagem final da indústria automotiva.
Palabras clave en portugués
controle da qualidade (ferramentas)
engenharia simultânea
indústria automobilística
processos de montagem (planejamento)
Resumen en portugués
Este trabalho teve como objetivo propor uma metodologia para otimizar o planejamento de processos de montagem final da indústria automotiva. A metodologia proposta foi elaborada com base na revisão bibliográfica e no Mapeamento de Processos Críticos da atividade de planejamento de processos de montagem final durante o desenvolvimento de produtos, tendo como referência a subsidiária brasileira de uma montadora. A metodologia proposta consiste em aplicar o PFMEA (Process Failure Mode and Effect Analysis) associado às seguintes ferramentas de qualidade: Brainstorming, Benchmarking, Lições Aprendidas, Sistemas À Prova de Erros, Diagramas de Causa e Efeito e 5 Por Quês. Neste trabalho foi adotada a realização de uma pesquisa explicativa com metodologia de pesquisa-ação. Foram criados procedimentos para que a metodologia proposta fosse aplicada experimentalmente na unidade de análise deste trabalho. A fase de coleta de dados foi feita através de três estudos de caso. Com base nos resultados obtidos, foram analisados os benefícios da aplicação da metodologia proposta e os procedimentos para formar equipes para realizar estudos de PFMEA, no contexto da Engenharia Simultânea. Foi observado que a aplicação da metodologia proposta por este trabalho proporcionou importantes benefícios para o planejamento de processos de montagem final, a especificação técnica de equipamentos de montagem e o desenvolvimento de produtos.
Título en inglés
Automotive industry general assembly process planning optimization.
Palabras clave en inglés
assembly process (planning)
automotive industry
quality control (tools)
simultaneous engineering
Resumen en inglés
The objective of this work was to propose a methodology to optimize the general assembly process planning of automotive industry. The proposed methodology was elaborated based on bibliographic revision and a Critical Process Mapping regarding general assembly process planning activity during product development, referring to a Brazilian automaker subsidiary. The proposed methodology consists in applying PFMEA (Process Failure Mode and Effect Analysis) associated with the following quality tools: Brainstorming, Benchmarking, Lessons Learned, Error Proof Systems, Cause and Effect Diagrams, and 5 Why’s. Explicative research with action research method was adopted in this work. Procedures were created to experimentally apply the proposed methodology to the analysis unit of this work. The data collect phase was performed through three case studies. Based on the experimental results, advantages of the proposed methodology and PFMEA team formation were analyzed, in the context of Simultaneous Engineering. It was observed that the implementation of the proposed methodology provided important benefits to general assembly process planning, assembly equipment technical specification and product development.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2006-01-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.