• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2018.tde-13072018-135407
Documento
Autor
Nombre completo
Mauricio Leite Mendes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Nigro, Francisco Emilio Baccaro (Presidente)
Bortolussi, Roberto
Tomanik, Antonio Eduardo Meirelles
Título en portugués
Valoração de tecnologias fora de ciclo quanto ao consumo de combustível.
Palabras clave en portugués
Ciclo padrão
Combustíveis (Consumo)
Resumen en portugués
Em um mercado altamente competitivo, como o automobilístico, as empresas dependem de competir com seus concorrentes nas mesmas condições para manterem-se no mercado. Obter incentivos fiscais é uma questão de sobrevivência, pois para manter os preços dos seus produtos competitivos, é obrigatório obter o mesmo nível de incentivos dos concorrentes. Para a obtenção de incentivos, uns dos requisitos considerados pelas legislações é a eficiência energética e consumo de combustível. Dentre as tecnologias a serem empregadas nos veículos com o objetivo de reduzir o consumo de combustível estão as tecnologias ditas como fora de ciclo. Estas quando avaliadas somente com os ciclos padrões de rodagem atualmente utilizados, não apresentam ganhos compatíveis com os verificados em rodagens realizadas por clientes. Para demonstrar o potencial destas tecnologias, foram realizados estudos sobre os trajetos mensurados pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo em termos de volumes, velocidades e altimetria, e foram elencadas rotas que representassem condições de tráfego no município de São Paulo, comuns a grandes cidades brasileiras. Após a escolha das rotas a serem estudadas, foram realizadas rodagens com veículo instrumentado e registradas as informações de consumo de combustível, velocidades, acelerações, regimes do motor entre outras, com e sem a aplicação da tecnologia fora de ciclo. Neste estudo foi utilizada a tecnologia Coasting. Para analisar as variações de consumo de combustível observadas de modo a extrair delas o efeito da tecnologia Coasting, foram utilizadas duas abordagens: comparação dos resultados do consumo total nos trajetos completos como função da velocidade média; e análise do consumo instantâneo em trechos específicos de uma mesma rota com acionamento ou não da tecnologia. Os resultados são comparados com aqueles obtidos em programas de quantificação desenvolvidos na Europa.
Título en inglés
Sem título em inglês
Palabras clave en inglés
Coasting
Fuel consumption
Standard cycle
Resumen en inglés
In a highly competitive market like the automotive, companies depend on competing with their competitors in the same conditions to stay in the market. Getting tax incentives is a matter of survival because to keep the prices of your products competitive, it is mandatory to get the same level of incentives from competitors. To obtain incentives, one of the requirements considered by the legislations is energy efficiency and fuel consumption. Among the technologies to be used in vehicles with the aim of reducing fuel consumption are the so-called off-cycle technologies. When evaluated only with the standard running cycles currently in use, the obtained values are not compatible with those recorded at customer-driven runs. To demonstrate the potential of these technologies, studies were carried out on routes measured by the Traffic Engineering Company of São Paulo in terms of volumes, speeds and altimetry, and some routes were identified that represent traffic conditions in São Paulo municipality and that are common in large Brazilian cities. After the election of the routes to be studied, vehicleinstrumented taxiing was carried out and information on fuel consumption, speeds, accelerations, engine regimes and others were recorded, with and without the application of off-cycle technology. In the studies, Coasting technology was the one applied. To analyze the observed fuel consumption variations, in order to extract the effect of Coasting technology, two approaches were utilized: comparison of total fuel consumption in the chosen routes as a function of average speed; and analysis of instantaneous fuel consumption on specific stretches of the same route, switching-on and off the technology. The results are compared with the ones obtained from quantification programs developed in Europe.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-07-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.