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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2005.tde-08122005-132842
Documento
Autor
Nome completo
Edson Luciano Duque
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Salvagni, Ronaldo de Breyne (Presidente)
Gueler, Gabriel Felix
Nigro, Francisco Emilio Baccaro
Título em português
Efeito das vibrações torcionais do volante de motores na determinação do sistema de embreagem veicular.
Palavras-chave em português
embreagem
veículos automotores
vibrações de máquinas
Resumo em português
O motor de combustão interna, embreagem, transmissão, diferencial, eixo Cardan, semi-eixos e rodas motrizes compõem o trem de potência de um veículo que, por diversas razões de refinamento e peso, oferecem baixa “resistência” aos ruídos decorrentes da irregularidade de rotação do motor. O presente trabalho reúne elementos para analisar os efeitos das flutuações de rotação (vibrações torcionais) presentes nos volantes de motores de quatro tempos, medidas em dinamômetro, no desenvolvimento de sistemas de embreagem. O uso de simulação matemática computacional permite amenizar ou eliminar os ruídos provenientes da transmissão no veículo protótipo, possibilitando assim ganhos significativos no tempo de desenvolvimento de discos de embreagem e/ou volantes de dupla massa.
Título em inglês
Effects of torsional vibration of engine flywheels to define the automotive clutch system.
Palavras-chave em inglês
automotive vehicles
clutch
machine vibration
Resumo em inglês
The internal combustion engine, clutch, transmission, differential, propeller shaft, half shafts and driven wheels compose the powerline of a vehicle which, due to several reasons of refinement and weight, offer low noise "counter resistance" to engine irregularity. This report is a collection of elements to analyze the effects of the engine revolution irregularity (torsional vibration) present on flywheels of 4-stroke engines, as measured in dynamometer, in the development of clutch systems. The use of computer simulation allows to soften or to eliminate the noise deriving from the transmission of prototype vehicles with new powertrain combination (clutch discs and/or dual-mass-flywheels), bringing considerable development time gains.
 
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Data de Publicação
2005-12-09
 
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