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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2011.tde-30032012-122542
Document
Auteur
Nom complet
Rafael Alzuguir Rosin
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Yoshizaki, Hugo Tsugunobu Yoshida (Président)
Cunha, Cláudio Barbieri da
Pureza, Vitória Maria Miranda
Titre en portugais
Heurística com busca local para solução do problema de cobertura de rotas com cardinalidade restrita.
Mots-clés en portugais
Busca local
Heurística
Logística colaborativa
Problema de cobertura de rotas
Resumé en portugais
A crescente necessidade de buscar operações mais eficientes, com menor custo e mais sustentáveis tem feito com que empresas passassem a procurar oportunidades pelas quais estes objetivos pudessem ser atingidos. Na área de transportes encontrou-se na colaboração uma oportunidade para tal. Este trabalho trata o problema de cobertura rotas com cardinalidade restrita (PCRCR), onde empresas que realizam viagens de carga cheia se unem com o objetivo de reduzir o deslocamento vazio de veículos através da formação de ciclos. É chamado de problema de cardinalidade restrita uma vez que limitamos o número de máximo de viagens no ciclo, o que torna este problema NP-Hard. Existem na literatura duas heurísticas (construtivas) e um modelo por programação linear inteira para a solução deste problema. Este trabalho apresenta uma heurística baseada em um método de busca local que reduziu em média 3,19% os melhores resultados apresentados na literatura. Também são apresentados os tempos de execução de cada um dos algoritmos e a importância de escolher de uma boa solução inicial quando se deseja implantar uma Heurística com Busca Local.
Titre en anglais
Heuristic with local search to solve the cardinality constraint lane covering problem.
Mots-clés en anglais
Collaborative logistics
Heuristics
Lane covering problem
Local search
Resumé en anglais
The growing need to seek more efficient, lower cost and more sustainable operations has caused industries to seek opportunities in which these objectives could be achieved. In the area of transportation, collaboration is an opportunity for that. This work deals with the cardinality constrained lane covering problem (CCLCP), where companies who uses full truck loads join efforts in order to reduce empty vehicle travel through closed cycle formation. It is known as cardinality constraint problem as the maximum number of trips in the cycle is limited to an integer number, which makes this problem NP-Hard. There are two heuristics in the literature (constructive) and an integer linear programming model for solving this problem. This work presents a heuristic based on a local search method that reduced an average of 3.19% the better results in the literature. It also presents the execution times of each algorithm and the importance of choosing a good initial solution when you want to create a Local Search Heuristic.
 
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Date de Publication
2012-04-11
 
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  • FERRI, E., YOSHIZAKI, H. T. Y., and ROSIN, R. A. A HEURISTIC TO SOLVE LARGER SCALE SHIPPER COLLABORATION PROBLEMS. In 21st Annual Meeting of the Production and Operations Management Society - POMS 2010, Vancouver, 2010. Proceedings of the 21st Annual Meeting of the Production and Operations Management Society - POMS 2010.Vancouver : Production and Operations Management Society - POMS, 2010. Abstract.
  • FERRI, E., YOSHIZAKI, H. T. Y., e ROSIN, R. A. HEURÍSTICA PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE TRANSPORTE COLABORATIVO DE GRANDE PORTE. In XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção (XXX ENEGEP), São Carlos, 2010. Anais do XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção (XXX ENEGEP).Rio de Janeiro : ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2010. Dispon?vel em: http://www.abepro.org.br.
  • FERRI, E., Yoshizaki, Hugo, and ROSIN, R. A. A HEURISTIC TO SOLVE LARGER SCALE SHIPPER COLLABORATION PROBLEMS. In XVI Congresso Pan-Americano de Engenharia de Tráfego e Transportes e Logística, Lisboa, 2010. Anais do XVI Congresso Pan-Americano de Engenharia de Tráfego e Transportes e Logística.Lisboa : Instituto Superior Técnico, 2010. Available from: http://www.panam2010.info/PT_001a.htm.
  • ROSIN, R. A., FERRI, E., and Yoshizaki, H T Y. A heuristic with an improving method to solve large scale shipper collaboration problems. In 22 nd Annual Production and Operation Management Conference - POMS 2011, Reno NV, 2011. 22nd Annual POM Conference Program Bulletin.Reno - NV : POMS, 2011. Abstract. Available from: http://www.pomsmeetings.org/Confevents/016/.
  • YOSHIZAKI, H. T. Y., HINO, Celso M, e ROSIN, R. A. Reforma tributária: avaliando a influência do novo Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na futura configuração da logística brasileira. In XL Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, João Pessoa PB, 2008. Anais do XL Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional - XL SOBRAPO.Rio de Janeiro : Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, 2008.
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