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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-26072013-175444
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Eduardo Wilbert Albernaz Andrade
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Yoshizaki, Hugo Tsugunobu Yoshida (Presidente)
Biazzi, Jorge Luiz de
Mendes, André Bergsten
Título em português
Impactos da reforma tributária: avaliando a influência do novo Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na reconfiguração da malha logística brasileira.
Palavras-chave em português
Logística e Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
Pesquisa operacional
Planejamento de redes
Resumo em português
A estrutura tributária brasileira proporciona uma dificuldade a mais no planejamento de redes logísticas, principalmente no caso do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A omissão do fator tributário na modelagem de redes logísticas no cenário brasileiro atual poderá resultar em cenários não ótimos, devido à marcante influência da mesma na localização das instalações e na definição dos fluxos de origem e destino. Devido aos impactos da legislação brasileira na perda de competitividade das empresas brasileiras atualmente, a Reforma Tributária se faz necessária por estas e outras razões não logísticas, alterando a forma como este imposto é cobrado. Alguns estudos foram realizados para avaliar o impacto da reforma tributária no planejamento de redes logísticas, porém o presente estudo atualizou a demanda e os custos logísticos para os valores atuais de mercado, buscando aprofundar a compreensão sobre as principais modificações da rede. Além disso, procurou-se avaliar o impacto da modificação da alíquota interna e externa na configuração de redes logísticas. Para estudar o impacto do ICMS na rede logística de uma empresa, recorreu-se ao modelo de Programação Linear Inteira Mista (PLIM). Os resultados do estudo evidenciam que a reforma tributária irá trazer melhorias significativas no aspecto de fluxo origem e destino e na localização das instalações. Porém, a estruturação da rede logística ainda irá sofrer interferência do ICMS, contribuindo assim para o aumento do Custo Brasil pela permanência do turismo fiscal.
Título em inglês
The impact of tax reform: assessing the new tax over the circulation of goods and services in the reconfiguration of the Brazilian network.
Palavras-chave em inglês
Logistics and Road Tax for Goods and Services (ICMS)
Network planning
Operational research
Resumo em inglês
The Brazilian tax structure provides a further difficulty in the planning of logistics networks, especially in the case of the Tax on Circulation of Goods and Services. The omission of the tax factor in modeling logistics networks in the current Brazilian scenario could result in non-optimal, due to the strong influence in the same location of facilities and on defining the flows of origin and destination. Due to the impacts of the Brazilian legislation in the loss of competitiveness of Brazilian companies currently the Tax Reform is needed for these and other logistical reasons not changing the way this tax is levied. Some studies were conducted to evaluate the impact of tax reform in the planning of logistics networks, but the present study updated the demand and logistics costs for the current market values, seeking to deepen the understanding of the main changes to the network. In addition, we sought to evaluate the impact of changes of the internal rate in the configuration of logistics networks. To study the impact of the ICMS in the logistics network of a company, we used the model of Mixed Integer Linear Programming (MILP). The study results show that tax reform will bring significant improvements in the appearance of flow origin and destination and the location of facilities. However, the structuring of the logistics network will still suffer interference from the ICMS, thus contributing to the increase in Brazil cost the tax residence of tourism.
 
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Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-08-01
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • Yoshizaki, H T Y, e ANDRADE, L.E.W.A. Impactos da reforma tributária: avaliando a influência do novo Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na reconfiguração da malha logística brasileira. Transportes (Rio de Janeiro) [online], 2012, vol. 20, p. 23-32. Dispon?vel em: http://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/550.
  • ANDRADE, L.E.W.A., RODRIGUES, T. M., e YOSHIZAKI, H. T. Y. Modelo de localização de uma usina produtora de biodiesel a partir de óleo de soja na regioão Centro-Oeste brasileira. In XXV Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes ANPET 2011, Belo Horizonte, 2011. Anais do XXV Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes ANPET 2011.Belo Horizonte : Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes ANPET, 2011. Dispon?vel em: http://www.anpet.org.br/anpet/interface/content/index.php.
  • ANDRADE, L.E.W.A., SILVA, R. F., e YOSHIZAKI, H. T. Y. Comparação de modelos de estoque em um ambiente de demanda estocástica. In XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção ENEGEP 2011, Belo Horizonte, 2011. Anais do XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção ENEGEP 2011.Belo Horizonte : ABEPRO, 2011. Dispon?vel em: http://www.abepro.org.br/indexsub.asp?ss=38.
  • ANDRADE, L.E.W.A., SILVA, R. F., e YOSHIZAKI, H. T. Y. Elaboração de um modelo de transporte da cadeia de carne bovina brasileira aplicado em diferentes cenários. In XLIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional - SBPO 2011, Ubatuba, 2011. Anais do XLIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional - SBPO 2011.Ubatuba : Sociedade Brasiliera de Pesquisa Operacional SOBRAPO, 2011. Resumo. Dispon?vel em: http://www.feg.unesp.br/dpd/xliiisbpo/.
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  • BRITO JUNIOR, Irineu, et al. Reducing CO2 Emissions due to a shift from Road to Cabotage Transport of Cargo in Brazil. In 29th International Conference of the System Dynamics Society, Washington DC, 2011. Proceedings of the 29th International Conference of the System Dynamics Society.Washington DC : System Dynamics Society, 2011. Available from: http://www.systemdynamics.org/conferences/2011/proceed/index.html.
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