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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-16072013-170407
Documento
Autor
Nome completo
João Ferreira Netto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Botter, Rui Carlos (Presidente)
Brinati, Marco Antônio
Costa, Miguel Antonio Bueno da
Título em português
Modelo de simulação para dimensionamento da frota de contêineres movimentada por navios em rota dedicada.
Palavras-chave em português
Cabotagem
Contêiner
Imbalance
Simulação
Sistemas logísticos
Transporte
Resumo em português
As empresas de navegação que operam com transporte de contêineres têm como desafio alocar a quantidade de navios, com características específicas (entre elas capacidade de transporte e velocidade), em uma rota dedicada, atendendo à demanda em um determinado período. Para tanto, é também necessário que sejam disponibilizados aos clientes uma frota de contêineres, que serão retirados nos depósitos de vazios, carregados nas origens e enviados aos portos de embarque para serem transportados pela frota, em ciclo fechado, aos outros terminais que compõem a rota, de acordo com a matriz de cargas de cada navio. Esse trabalho apresenta um modelo de simulação para o dimensionamento da quantidade de contêineres necessária para operar junto a uma frota de navios que atende determinada rota (em ciclo fechado) ao mesmo tempo em que se consideram as operações de carregamento e esvaziamento dos contêineres junto aos clientes, em terra. Além deste modelo de simulação, apresenta-se um processo de busca por melhores soluções apresenta resultados que minimizem a frota de contêineres à disposição da empresa. Os principais parâmetros estudados são: o tempo de retenção de contêineres nos clientes (seja para carregamento ou descarregamento dos mesmos), os estoques iniciais de contêineres nos portos e o reposicionamento de contêineres vazios entre os terminais que compõem a rota. Os resultados apresentados mostraram que a técnica de simulação aplicada a este problema possibilitou o dimensionamento proposto, além de avaliar a sensibilidade do sistema em relação a estes principais parâmetros.
Título em inglês
Simulation model for sizing of the fleet of containers moved by ships in dedicated route.
Palavras-chave em inglês
Container
Imbalance
Logistics systems
Short seashipping
Simulation
Transport
Resumo em inglês
Shipping companies operating with container transportation have the challenge of allocating an amount of ships with specific features (including transport capacity and speed), in determined route, and attend the demand in a given period. For such, it is also necessary to make a container fleet available to the customers, which will be removed in the empty warehouse, loaded in the origins and sent to ports to be transported by the ships, in closed cycle, to other terminals that compose the route, according to the loading matrix of each ship. This work presents a simulation model to dimension the quantity of containers required to operate with a ship fleet that attends determined route (in closed loop) and at the same time considers the loading operations and emptying of containers with customers, on land. It is presented a process of searching for better solutions provides results that minimize the container fleet at its disposal The main parameters studied are: retention time of containers with clients (either for loading or unloading operations), initial container stocks in ports and repositioning of empty containers between the terminals that compose the route. The results showed that the simulation technique applied to this problem allowed the proposed dimensioning, in addition to assessing the sensitivity of the system in relation to these key parameters.
 
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Data de Publicação
2013-07-23
 
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