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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2006.tde-11122006-134209
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Luís Pinheiro da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Santoro, Miguel Cezar (Presidente)
Botter, Rui Carlos
Caixeta Filho, Jose Vicente
Título em português
Estratégias de gestão da cadeia de suprimento da manga brasileira destinada ao mercado externo.
Palavras-chave em português
Cadeia de suprimento
Estratégia
Manga
Resumo em português
O Brasil é um dos três maiores produtores mundiais de frutas tropicais, com uma produção que supera os 31 milhões de toneladas. Porém, apesar dessa potencialidade, as transações de comércio exterior de frutas frescas são deficitárias. Inicialmente esta pesquisa identificou os fatores relevantes para exportação de frutas relacionados às áreas de produção, processamento, distribuição, comercialização e consumo, a fim de se compreender melhor o gerenciamento da cadeia de suprimento da fruticultura destinada ao mercado externo. Alguns dos fatores efetivamente abordados foram as etapas operacionais da cadeia de suprimento internacional da manga brasileira (comércio exterior e logística), as peculiaridades operacionais, a garantia da segurança e da qualidade da manga, as melhores práticas dos fornecedores de frutas no mercado internacional e os fatores limitantes da exportação de manga brasileira nos principais mercados internacionais. Após identificação e análise dos fatores relevantes, focou-se a cadeia da manga especificamente e, com base nas teorias sobre estratégias e gestão de cadeia de suprimento, foi proposto um modelo para orientar a escolha de estratégias de gestão da cadeia de suprimento da manga brasileira destinada ao mercado externo. O modelo proposto leva em consideração a estratégia competitiva da empresa e a estratégia de cadeia de suprimento, a fim de obter o melhor alinhamento entre as duas, para atender coerentemente as expectativas do mercado-alvo.
Título em inglês
Mango supply chain management strategy to external market.
Palavras-chave em inglês
Mango
Strategy
Supply Chain
Resumo em inglês
Brazil is one of the largest producers of tropical fruit in the world, with a production of more than 31 million tones. However, in spite of its large capacity, Brazil runs a trade deficit in fresh fruit. First, this research identifies the factors relevant to the exportation of fruit in the areas of production, processing, distribution, commercialization and consumption with the objective of understanding better the supply chain management of fruit growing for the foreign market. Some of the factors which considered are the operational stages of the international supply chain of Brazilian mango (foreign trade and logistics), operational peculiarities, the safety and quality of the mango, the best practices of fruit suppliers of the international market and the factors limiting the export of Brazilian mango to the principal international markets. After identification and analysis of the relevant factors, the focus becomes specifically the mango chain and, based on strategy and supply chain management theory, a model is proposed to guide the choice of management strategy of the supply chain of Brazilian mango for the foreign market. The model which is proposed takes into account the competitive strategy of the firm and the supply chain strategy to obtain the best alignment of the two for serving coherently the expectations of the target-market.
 
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Data de Publicação
2006-12-22
 
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