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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Samuel da Silva Neto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Caixeta Filho, Jose Vicente (Presidente)
Rodrigues, Luciano
Xavier, Carlos Eduardo Osório
Título em português
Impacto de investimentos em infraestrutura logística na cadeia de grãos no Brasil: uma aplicação de programação linear.
Palavras-chave em português
Exportação
Grãos
Logística (Custos)
Milho
Soja
Resumo em português
A efetivação de investimentos em capacidade portuária, capacidade intermodal e qualidade das vias de acesso aos portos é de fundamental importância para o progresso da logística, principalmente quando se avalia o escoamento de grãos, mais especificamente soja e milho, produtos que além de apresentar uma grandiosa escala de produção, também apresentam características continentais de produção, ou seja, são produzidas em todas as regiões geográficas do Brasil. Neste sentido, o presente trabalho propõe uma modelagem matemática, no âmbito da programação linear, que possa ser utilizada para avaliar os potenciais ganhos oriundos de investimentos na cadeia logística de soja e milho com destino à exportação, tal modelo abrange o transporte interno, sendo ele rodoviário e intermodal, os custos portuários e o frete marítimo internacional. De modo a aplicar o modelo desenvolvido, foram avaliados 10 distintos cenários, os quais contemplam isolada ou concomitantemente ampliação de capacidade portuária, ampliação de capacidade intermodal, construção e operação comercial de novas ferrovias e pavimentação e duplicação de vias de acesso a portos e terminais. Desta forma, o cenário que apresentou melhores resultados financeiros no que tange à redução de custos logísticos para a exportação de soja e milho no Brasil em 2017 foi o cenário que propunha: 1) aumento da capacidade de exportação do Arco-Norte em 100%; 2) implantação da ferrovia "Ferrogrão" e 3) duplicação e pavimentação da BR-163 até Miritituba (PA). O cenário destacado apresentou potencial redução nos custos logísticos totais para exportação de soja e milho na ordem de 1,2 bilhões de reais apenas para o ano de 2017.
Título em inglês
Impacts of investments in logistics infrastructure in the grain chain in Brazil: programming application.
Palavras-chave em inglês
Export
Grain
Investment and costs
Logistics
Resumo em inglês
Investments in port capacity, intermodal capacity and quality of access routes to ports have fundamental importance for the progress of logistics, especially when assessing the flow of grains, more specifically soybean and corn, products that besides presenting a gradient production scale, also present continental characteristics of production, that is, they are produced in all geographical regions of Brazil. Considering that, the present work proposes a mathematical modeling, in the scope of linear programming, that can be used to evaluate the potential gains from investments in the logistic chain of soybean and corn destined to the export, such model covers the internal transportation, being it road and intermodal transport, port costs and international maritime freight. In order to apply the developed model, 10 different scenarios were evaluated, which include isolated or concomitant expansion of port capacity, expansion of intermodal capacity, construction and commercial operation of new railways and paving and duplication of access roads to ports and terminals. Thus, the scenario that presented the best financial results regarding the reduction of logistical costs for the export of soybeans and corn in Brazil in 2017 was the scenario that proposed: 1) increase of Arc-North's export capacity by 100%; 2) implantation of the railroad "Ferrogrão" and 3) duplication and paving of BR-163 to Miritituba (PA). The highlighted scenario presented a potential reduction in the total logistical costs for exporting soybean and corn in the order of 1.2 billion reais only for the year 2017.
 
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Data de Publicação
2019-02-11
 
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