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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2009.tde-18122009-141203
Document
Auteur
Nom complet
Marcelo Rodrigues
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Alfredini, Paolo (Président)
Amaral, Rogério Fernando do
Arasaki, Emilia
Camargo, Ricardo de
Harari, Joseph
Titre en portugais
Modelagem numérica do comportamento de derrames de óleo como método de gestão ambiental, em planos de contingência, aplicada ao canal de São Sebastião (SP).
Mots-clés en portugais
Hidráulica marítima
Modelos matemáticos
Petróleo (impacto)
Resumé en portugais
A aplicação de modelagem numérica para análise acidentes envolvendo derrames de óleo se tornou uma das principais ferramentas para o estudo deste tipo de impacto ambiental, auxiliando na previsão do deslocamento e permitindo maior eficácia nas formas de atuação nos processos de contingência do deslocamento da mancha. Estes pressupostos dão impulso ao desenvolvimento de pesquisa aplicada neste caso específico de estudo, ou seja, de modelação hidrodinâmica no Canal de São Sebastião em vários cenários através da utilização do módulo hidrodinâmico do software MIKE 21 da DHI, e da avaliação dos resultados gerados pela simulação através de comparação com o acompanhamento de eventos reais de espalhamento de manchas de óleo em acidentes antigos e com uma imagem de satélite simultânea a um derramamento. Foram avaliados sete eventos distintos onde ocorreram vazamentos de óleo no Canal de São Sebastião e a eles comparados às simulações hidrodinâmicas geradas pelo modelo em diferentes condições ambientais. Os resultados obtidos mostram que o deslocamento da mancha de óleo está condicionado preferencialmente pelo regime de ventos, estando bem correlacionados com os padrões hidrodinâmicos encontrados. A partir das diferentes situações apresentadas nas simulações, é possível estimar o sentido do deslocamento em acidentes futuros, dando subsídios nas ações de contenção dos efeitos deste tipo de acidente.
Titre en anglais
Numerical model of oil spill as an environmental management method in contingency plan, applied to São Sebastião channel (SP).
Mots-clés en anglais
Hydraulic engineering
Numerical model
Oil spill
São Paulo
São Sebastião
Resumé en anglais
The application of numeric models for analysis of oil spill in the coastal environments becomes one of the most important ways to understand the behavior of the oil in this case of impact, giving subsides to the prediction of the displacement of the patches and allowing best efficiency in the control of the extension of the impact agent. These assumptions give thrust to the development of applied research in this work, which is defined by the knowledge of the different hydrodynamic conditions that compose the oceanographic structure in the São Sebastião Channel, by the utilization of the software MIKE 21 of the DHI (Danish Hydrodynamic Institute) and the comparison with historic cases of spill described in the literature. A satellite image was processed showing the real conditions of the spill, considering the physic-chemical changes and compared with the other data improve the evaluation process. Seven oil spills were studied and compared to the simulations, and there were generated six scenarios in different environmental conditions. The results show that the most important forcing of the environmental conditions of the oil patch is the wind, and the simulations agree well with the real processes. The hydrodynamic module of Mike 21 reveals an applicable tool for this kind of studies, giving sufficient information to reduce the impact of oil spill improving the oil spill contention.
 
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Tese_Rodrigues_M.pdf (4.35 Mbytes)
Date de Publication
2010-05-20
 
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