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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2016.tde-29122015-152431
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Pitelli de Britto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Lima Junior, João da Rocha (Presidente)
Alencar, Claudio Tavares de
Monetti, Eliane
Serra, Ricardo Goulart
Sousa, Almir Ferreira de
Título em português
Avaliação de empresas de real estate: um estudo sobre os direcionadores tangíveis e intangíveis de valor.
Palavras-chave em português
Ativos intangíveis
Avaliação de empresas
Empresas de real estate.
Resumo em português
Desde a onda de abertura de capital ocorrida com o setor de real estate brasileiro entre 2006 e 2007, a discussão em como identificar por meio de informações disponíveis ao público o valor das empresas que compõem esse importante setor se intensificou tanto entre seus gestores como nos analistas do mercado de capitais. Os modelos tradicionais de avaliação de empresas se mostraram inadequados e necessitam de adaptações para serem utilizados em empresas do setor, bem como a identificação e caracterização dos direcionadores de valor. Esta tese tem como objetivo desenvolver uma rotina de avaliação de empresas de Real Estate e sua relação com os direcionadores de valor, intangíveis ou tangíveis, identificando quais são os ativos que possuem maior influência na geração do valor e o porquê dessa influência, possibilitando aos investidores e analistas avaliar melhor o valor de empresas do setor. A partir de uma revisão bibliográfica em conjunto com a análise dos prospectos de abertura de capital e das demonstrações financeiras disponibilizadas ao público, foi proposta uma taxonomia para medir o valor das empresas de real estate em quatro dimensões: capital de propriedade, capital humano, capital de mercado e capital relacional. Em cada dimensão foram mapeados os ativos tangíveis e intangíveis que as formam e estes relacionados à geração de valor por meio de indicadores e benchmarks.
Título em inglês
Real estate company valuation: a study on tangible and intangible value drivers.
Palavras-chave em inglês
Intangible assets
Real estate
Valuation
Resumo em inglês
Since the wave of IPO occurred in the Brazilian real estate sector between 2006 and 2007, the discussion on how to identify by disclosure information the fair value of those companies intensified both among its managers and capital market analysts. Traditional valuation models proved inadequate and require adaptations for use in those companies, as well as the identification and characterization of value drivers. This dissertation aims to develop a routine valuation of Real Estate from the drivers of value, tangible or intangible, identifying which are the assets that have greater influence on the value generation and why this influence, enabling investors and analysts to better assess the value of companies in the sector. After a literature review as well as the analysis of the IPO Prospectus and the financial statements available to the public, taxonomy was proposed to measure the value of the real estate companies in four dimensions: property capital, human capital, market capital and relational capital. In each dimension were identified tangible and intangible assets and these related to value generation through indicators and benchmarks.
 
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Tese_DanielBritto.pdf (2.54 Mbytes)
Data de Publicação
2016-01-12
 
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