• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2010.tde-20082010-153656
Documento
Autor
Nome completo
Ana Cristina Catai Chalita
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Sabbatini, Fernando Henrique (Presidente)
Cardoso, Francisco Ferreira
Silva, Maria Angelica Covelo
Título em português
Estrutura de um projeto para produção de alvenarias de vedação com enfoque na construtibilidade e aumento de eficiência na produção.
Palavras-chave em português
Gestão de processos (construção civil)
Industrialização
Projetos para produção
Resumo em português
O trabalho tem como objetivo apresentar a estrutura de um projeto para produção de alvenarias de vedação com enfoque na construtibilidade e aumento da eficiência na produção e ainda ilustrar a estrutura proposta por meio de exemplos reais de implantação de projetos para produção de alvenarias de vedação. Inicialmente discorre-se sobre as características da indústria da construção civil e as ações que têm sido tomadas rumo à sua industrialização. São apresentados os conceitos de processos construtivos tradicionais, processos construtivos racionalizados, processos construtivos industrializados, inovações incrementais, processos de produção, sistemas de produção e construtibilidade. Aborda-se ainda a inserção dos projetos para produção no ciclo de vida do empreendimento e sua importância como integrador do sistema de produção. Adicionalmente é apresentado o escopo desejável para o projeto para produção, destacando-se sua potencialidade como ferramenta indutora da vantagem competitiva das construtoras e é elaborada uma nova definição para projeto para produção. A partir da análise crítica dos projetos para produção de alvenarias de vedação disponíveis no mercado, complementada pela experiência desta autora e pela revisão bibliográfica realizada, são identificadas oportunidades de melhoria e é feita a proposta de uma estrutura de um projeto para produção de alvenarias de vedação com enfoque na construtibilidade e aumento da eficiência na produção. Conclui-se com a análise do atendimento aos objetivos propostos, a influência e as dificuldades previstas na implantação de projetos para produção de alvenarias de vedação em empresas construtoras.
Título em inglês
Structure of a design for production of masonry walls with approach in constructability and increase of efficiency in the production.
Palavras-chave em inglês
Design for production
Industrialization
Partition walls
Process management (civil construction)
Resumo em inglês
This dissertation presents a structure of design for production of partition walls approaching constructability and increase of efficiency in production. The proposed structure is illustrated by means of real examples. The construction industry characteristics are described as well as the actions of the construction community in order to develop its actual stage of industrialization. The main concepts related to building production systems as rationalization, industrialization, project-based production systems, construction technology development, buildability and constructability are presented. The concept of an integrated design of product and process provided by the early insertion of the design for production in the development of new projects is discussed pointing out its importance as a production system integrator. Additionally, the desirable scope of design for production of partition walls is presented, indicating its potentiality as an inductive tool for providing competitive advantage for constructors. A new definition for design for production is proposed. A critical analysis of the current design for production of partition walls, available in the Brazilian building construction market, based on a review of the literature, on the professional experience of this author and on case studies experience leads to the definition of the proposed structure.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-09-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.