• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2004.tde-16122004-123643
Documento
Autor
Nome completo
Maria Antonia Benutti Giunta
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Yee, Cheng Liang (Presidente)
Bortolucci, Maria Angela Pereira de Castro e Silva
Corrêa, Paulo Roberto
Petreche, Joao Roberto Diego
Romano, Elisabetta
Título em português
Ambiente para o ensino do desenho adequado às inovações tecnológicas e às novas propostas metodológicas.
Palavras-chave em português
desenho
ergonomia
projeto
sala de aula
Resumo em português
Este trabalho aborda a necessidade de um ambiente adequado ao novo paradigma de ensino de desenho, considerando as atuais propostas metodológicas e inovações tecnológicas. Visa levantar e analisar algumas questões relativas a problemas gerados pela improvisação e inadequação dos ambientes dos laboratórios de computação utilizados como salas de aulas de desenho e projeto, buscando propor diretrizes e parâmetros de projeto para um ambiente informatizado de ensino. Para a avaliação da adequação desses laboratórios, estudou-se a dinâmica entre a metodologia de ensino, a tecnologia utilizada, o arranjo do espaço físico e a ergonomia. Obteve-se como resultado uma série de critérios para a avaliação e/ou novos projetos de salas de aula e apresenta-se sugestões de parâmetros para projetos de salas de aula adequadas ao novo paradigma do ensino de desenho. Os critérios e parâmetros sugeridos neste trabalho foram empregados em um estudo de caso, no qual se desenvolveu o projeto da remodelação de uma antiga sala de aula de pranchetas utilizada como laboratório para aula de desenho com utilização dos sistemas CAD. A análise permitiu a comprovação do modelo simplificado para a dinâmica da sala de aula que serviu para guiar os esforços da melhoria do ambiente de ensino. Através de uma metodologia racional de projeto, direcionada em função dos critérios e dos parâmetros estabelecidos, chegou-se a uma proposta para a reforma da sala. Por fim, foi feita a avaliação do projeto que em comparação com a sala original e algumas alternativas possíveis encontradas demonstrou ser a mais adequada.
Título em inglês
Physical environment for the teaching of design graphics.
Palavras-chave em inglês
classrooms
design
engineering drawing
ergonomics
Resumo em inglês
In this paper, the analysis of the physical environment for the teaching of the Design Graphics is carried out considering the requirements generated by thetechnological innovations, new teaching methodologies, the layout and the ergonomics of the classrooms. At first, a survey on the classrooms equipped with computers that are used for the teaching of Technical Drawing and CAD is done. The results show the inadequacy of the classrooms for the teaching purpose. Focusing on the layout and ergonomics of the classroom, two basic layouts are identified. The characteristics of both layouts are analyzed comparatively in the viewpoints of the students and teachers. The criteria for the design of the physical environment for the teaching are identified and the weight of the criteria, which is to be used in the evaluation of the designs, are determined by using AHP method and by direct interview. Finally, a design method is established and a case of study for design of the teaching environment is carried out. The criteria and the weights are use to evaluate the improvement of the new design over the original one.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
teseMariagiunta.pdf (1.51 Mbytes)
Data de Publicação
2004-12-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.