• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2004.tde-14092004-144120
Documento
Autor
Nombre completo
André Teixeira Nunes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Monetti, Eliane (Presidente)
Giacaglia, Marcelo Eduardo
Lima Junior, Joao da Rocha
Título en portugués
Emprego de um sistema de informação geográfica (SIG) para suporte ao planejamento do produto hoteleiro, apresentando um caso para uma região da cidade de São Paulo.
Palabras clave en portugués
hotelaria
planejamento estratégico
sistema de informação geográfica
Resumen en portugués
Empreendimentos imobiliários e de base imobiliária em geral e empreendimentos hoteleiros em particular tem seus desempenhos, em primeiro lugar, associados à localização. O produto hoteleiro possui elevada rigidez estrutural, o que significa reduzida capacidade de readaptação sem provocar quebras irreversíveis na qualidade do investimento. Portanto, o processo de decisão com relação aos investimentos em empreendimentos hoteleiros depende de um sistema de informações que contemple atributos de expressão espacial, que considere fatores como localização e posição, dispersão e concentração, forma, inter-relacionamentos, conectividade e facilidade de acesso. A estruturação de um sistema de informação geográfica para o suporte ao planejamento do produto hoteleiro é mais do que um aplicativo ou sistema de computação. Ela envolve desde a coleta, o armazenamento, a manipulação e a análise até a apresentação das informações. Num empreendimento hoteleiro, a localização e a vocação da região em estudo e a escolha do produto estão intrinsecamente ligados. Em função da importância que a demanda por viagens de negócios representam dentro do universo dos produtos hoteleiros, estabeleceu-se o foco desse trabalho na estruturação de um sistema de informação geográfica para planejamento do produto hoteleiro em cidades de demanda expressiva por viagens de negócios. Considerando-se a relevância dessa demanda na cidade de São Paulo e de sua intensa competitividade interna, foram coletados dados para esse município, do setor hoteleiro e da economia.
Título en inglés
Useness of a geographic information system for lodging project planning support, exploring a case for an area of the city of São Paulo.
Palabras clave en inglés
geographic information system
lodging
strategic planning
Resumen en inglés
Real estate projects and real estate backed investments in general, and lodging projects in particular have its performance firstly associated with the location. The lodging investment has high structural rigidity, meaning little readjustment capacity without irreversible losses in the quality of the investment. Therefore, the decision process related to the investments in lodging projects depends on the information system that consider geographic attributes as location, position, dispersion and concentration, shape, inter-relationships, connection and accessibility. The structure of a geographic information system to support the lodging project planning is more than computer software. It involves the collection, the storage, the manipulation, the analysis and the presentation of geographic information. In lodging projects, the location and the vocation of the region in study and the selection of the best project works together. As the importance that business trips means in the universe of lodging projects, this study aims to build up a structure of a geographic information system for the planning of a lodging enterprise in cities with expressive demand for business trips. Considering the relevance of such demand in the city of São Paulo and its intense internal competitiveness, statistical data on the city regarding its business aspects were collected and also statistical data from the lodging industry and from the city economic aspects.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2004-09-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.