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Master's Dissertation
DOI
10.11606/D.3.2008.tde-13112008-155822
Document
Author
Full name
Wilson Saburo Honda
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2008
Supervisor
Committee
Monetti, Eliane (President)
Alencar, Claudio Tavares de
Hochheim, Norberto
Title in Portuguese
Atributos que condicionam o desenvolvimento de loteamentos residenciais fechados.
Keywords in Portuguese
Empreendimentos imobiliários
Loteamento urbano
Planejamento territorial
Urbanização
Abstract in Portuguese
Abrir mão do conceito de centralidade, da proximidade aos centros comerciais, de serviços e culturais para morar em locais mais distantes provoca maiores deslocamentos para o trabalho, estudo e demais atividades rotineiras. Porém, percebe-se que a ocorrência de bairros residenciais nos arredores das metrópoles é um fenômeno mundial, como as gated communities nos Estados Unidos da América e os LOTEAMENTOS RESIDENCIAIS FECHADOS no Brasil, que podem oferecer condições de moradias mais espaçosas, dotadas de áreas livres e jardins, condições de segurança e privacidade, com menor preço da terra, demandadas sobretudo pelas camadas de renda mais altas da população. Esta rotina de deslocamentos pelo público que mora em um município e trabalha e/ou estuda em outro provoca o que se denomina de MOVIMENTO PENDULAR. A incidência do fluxo de MOVIMENTOS PENDULARES na população de alta renda foi atestada a partir de tabulações realizadas pelo autor utilizando o Microdados da Amostra dos Censos Demográficos (MICRODADOS), elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo da dissertação é a elaboração e hierarquização de ATRIBUTOS que mais influenciam na motivação deste público, em abrir mão do conceito de centralidade e ir residir nestes empreendimentos. Os atributos foram hierarquizados de acordo com o método Analytic Hierarchy Process (AHP) por especialistas que atuam neste segmento de mercado imobiliário nos municípios de Barueri, Santana de Parnaíba, Cotia e Arujá. Os ATRIBUTOS hierarquizados consideram que a LOCALIZAÇÃO e as CARACTERÍSTICAS DO LOTEAMENTO RESIDENCIAL FECHADO, bem como as necessidades e preferências do público alvo, que estão associadas conforme o estágio nos CICLOS de VIDA FAMILIAR e PROFISSIONAL, podem condicionar estratégias competitivas quanto à seleção de terrenos para desenvolvimento de empreendimentos dessa tipologia.
Title in English
Attributes that condition the development of gated communities.
Keywords in English
Gated communities
Land development
Real estate
Suburbs
Abstract in English
Giving up the idea of centrality, that is, living near commercial, service and cultural centers to go live in distant places results in longer journeys to work, study and other routine activities. However, it can be noticed that residential neighborhoods in the outskirts of the big cities is a worldwide phenomenon, like the gated communities in the United States and the LOTEAMENTOS RESIDENCIAIS FECHADOS in Brazil, with their spacious houses, free areas and gardens, security and privacy, at a lower cost for the plots which are sought mainly by the higher income population. Such routine of coming and going by the people living in a given municipality and working and / or studying in another brings about the so-called Pendulum Movement. The incidence of the Pendulum Movement flow among the high-income population was attested by tabulations carried out by the author using Microdata from the Demografic Census Sample (MICRODADOS) prepared by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). The thesis objective is the development and ranking of ATTRIBUTES that most influence the motivation of the public in abdicating the concept of centrality and going live in these residential. The ATTRIBUTES were ranked according to the Analytic Hierarchy Process (AHP) by specialists working in this segment of the real state market in the municipalities of Barueri, Santana de Parnaíba, Cotia and Arujá. The above ranked ATTRIBUTES consider that LOCATION and CHARACTERISTICS OF LOTEAMENTO RESIDENCIAL FECHADO, as well as the needs and the preferences of the target public associated according to their stage in the FAMILY and PROFESSIONAL LIFE CYCLES might determine the competitive strategies regarding the site selection to develop ventures of this typology.
 
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DST_Wilson_Honda.pdf (4.99 Mbytes)
Publishing Date
2009-05-26
 
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