• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2007.tde-12072007-180738
Documento
Autor
Nome completo
Maria Julia de Moraes Mesquita
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Melhado, Sílvio Burrattino (Presidente)
Graça, Moacyr Eduardo Alves da
Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz
Ornstein, Sheila Walbe
Rocha Lima Junior, João da
Título em português
Subsídios para o planejamento da qualidade em edifícios do segmento hoteleiro.
Palavras-chave em português
Avaliação de desempenho
Gestão predial
Hotéis de negócios
Planejamento da qualidade
Qualidade
Resumo em português
A elevada competitividade dos dias atuais e a conscientização do consumidor para a qualidade dos produtos delimitam um contexto no qual os edifícios são entendidos como ativos que contribuem para a produtividade das organizações. Entretanto, a concepção dos edifícios nem sempre assegura soluções adequadas ao seu "uso e operação", devido à falhas na consideração das reais demandas dos usuáios. O objetivo desta Tese é formular um modelo conceitual para integrar as fases de "concepção" e de "uso e operação" do edifício por meio do planejamento da qualidade. O edifício do segmento hoteleiro apresenta uma diversidade de componentes, processos e agentes envolvidos em sua produção e operação; complexidade do programa arquitetônico; e papel relevante das atividades de manutenção predial para o desempenho do empreendimento, que justificam sua escolha como objeto da pesquisa. Os métodos de pesquisa envolvem revisão teórica e estudo de caso, a fim de verificar a aplicação prática dos conhecimentos levantados e avaliar o desempenho desses edifícios, com uso da Avaliação Pós-Ocupação, cujos resultados estabelecem a avaliação qualitativa desse desempenho e as prioridades dos usuários quanto a esses requisitos. Com base nas análises realizadas, a Tese é concluída com a elaboração de um modelo para o Planejamento da Qualidade de edifícios hoteleiros aplicado às fases de "concepção" e "uso e operação", como forma de integrá-las, elevar o desempenho do edifício e a satisfação de seus usuários.
Título em inglês
Subsidy for quality plans of buildings in the hospitality sector.
Palavras-chave em inglês
Building management
Business hotels
Performance evaluation
Quality
Quality plan
Resumo em inglês
The fierce competition in the market and the alertness of the consumer to the quality of products define a context in which buildings are perceived as assets that contribute to the productivity of organizations. However, the design of buildings does not always ensure solutions that will promote adequacy to their operation, once the real demands of their users tend not to be taken into consideration. The aim of this thesis is to propose conceptual model capable of integrating the building design stage with its operation stage by means of a high quality plan. There is a wide variety of components, processes and players involved in the production and operation of hotel buildings, not to mention the complexity of their architectural program and the relevant role played by building maintenance activities in its performance, aspects which justify the choice of the object of the research. The research methods comprise theoretical revision and case studies in order to establish the practical application of the knowledge acquired and evaluate the performance of these buildings, by means of the Post-Occupation Evaluation, whose results establish the qualitative evaluation of their performance and the priorities of their uses regarding these requisites. Based on the analyses undertaken, the Thesis is concluded with the elaboration of a model for the Quality Planning for hotel buildings applied on design and operation stages, in order to integrate these stages, enhance their performance and promote client satisfaction.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
teseBT.pdf (412.30 Kbytes)
tesev2006revisada.pdf (5.99 Mbytes)
Data de Publicação
2007-08-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.