• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2007.tde-12072007-180738
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Julia de Moraes Mesquita
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Melhado, Sílvio Burrattino (Presidente)
Graça, Moacyr Eduardo Alves da
Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz
Ornstein, Sheila Walbe
Rocha Lima Junior, João da
Título en portugués
Subsídios para o planejamento da qualidade em edifícios do segmento hoteleiro.
Palabras clave en portugués
Avaliação de desempenho
Gestão predial
Hotéis de negócios
Planejamento da qualidade
Qualidade
Resumen en portugués
A elevada competitividade dos dias atuais e a conscientização do consumidor para a qualidade dos produtos delimitam um contexto no qual os edifícios são entendidos como ativos que contribuem para a produtividade das organizações. Entretanto, a concepção dos edifícios nem sempre assegura soluções adequadas ao seu "uso e operação", devido à falhas na consideração das reais demandas dos usuáios. O objetivo desta Tese é formular um modelo conceitual para integrar as fases de "concepção" e de "uso e operação" do edifício por meio do planejamento da qualidade. O edifício do segmento hoteleiro apresenta uma diversidade de componentes, processos e agentes envolvidos em sua produção e operação; complexidade do programa arquitetônico; e papel relevante das atividades de manutenção predial para o desempenho do empreendimento, que justificam sua escolha como objeto da pesquisa. Os métodos de pesquisa envolvem revisão teórica e estudo de caso, a fim de verificar a aplicação prática dos conhecimentos levantados e avaliar o desempenho desses edifícios, com uso da Avaliação Pós-Ocupação, cujos resultados estabelecem a avaliação qualitativa desse desempenho e as prioridades dos usuários quanto a esses requisitos. Com base nas análises realizadas, a Tese é concluída com a elaboração de um modelo para o Planejamento da Qualidade de edifícios hoteleiros aplicado às fases de "concepção" e "uso e operação", como forma de integrá-las, elevar o desempenho do edifício e a satisfação de seus usuários.
Título en inglés
Subsidy for quality plans of buildings in the hospitality sector.
Palabras clave en inglés
Building management
Business hotels
Performance evaluation
Quality
Quality plan
Resumen en inglés
The fierce competition in the market and the alertness of the consumer to the quality of products define a context in which buildings are perceived as assets that contribute to the productivity of organizations. However, the design of buildings does not always ensure solutions that will promote adequacy to their operation, once the real demands of their users tend not to be taken into consideration. The aim of this thesis is to propose conceptual model capable of integrating the building design stage with its operation stage by means of a high quality plan. There is a wide variety of components, processes and players involved in the production and operation of hotel buildings, not to mention the complexity of their architectural program and the relevant role played by building maintenance activities in its performance, aspects which justify the choice of the object of the research. The research methods comprise theoretical revision and case studies in order to establish the practical application of the knowledge acquired and evaluate the performance of these buildings, by means of the Post-Occupation Evaluation, whose results establish the qualitative evaluation of their performance and the priorities of their uses regarding these requisites. Based on the analyses undertaken, the Thesis is concluded with the elaboration of a model for the Quality Planning for hotel buildings applied on design and operation stages, in order to integrate these stages, enhance their performance and promote client satisfaction.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
teseBT.pdf (412.30 Kbytes)
tesev2006revisada.pdf (5.99 Mbytes)
Fecha de Publicación
2007-08-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.