• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2003.tde-12042005-113615
Documento
Autor
Nome completo
Humberto Oyamada Tamaki
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Goncalves, Orestes Marraccini (Presidente)
Ilha, Marina Sangoi de Oliveira
Prado, Racine Tadeu Araujo
Título em português
A medição setorizada como instrumento de gestão da demanda de água em sistemas prediais - estudo de caso: Programa de Uso Racional da Água da Universidade de São Paulo.
Palavras-chave em português
água (uso racional)
gestão da demanda de água
medição setorizada
sistemas prediais
Resumo em português
No presente trabalho é estudada a utilização da medição setorizada como instrumento de gestão da demanda de água em sistemas prediais. Para tanto, a caracterização dos medidores e a análise das interações dos elementos de medição com o sistema de suprimento de água fria e de equipamento sanitário são realizados a partir de um enfoque sistêmico e de desempenho. Considerando a coleta de melhores informações, qualitativamente e quantitativamente acerca do consumo, essencial para a gestão da demanda de água, e especialmente em um contexto de ações de conservação, neste trabalho levantou-se os sistemas de telemedição. Apresentou-se uma proposta de planejamento de implantação da medição setorizada e quais elementos que devem ser observados para a gestão da demanda. Para subsidiar as avaliações, realizou-se o estudo de caso da medição setorizada na Universidade de São Paulo, no qual foi possível verificar a importância da sua aplicação e os resultados extremamente positivos que justificaram sua implantação.
Título em inglês
Submetering as an instrument of water demand management in building systems – case study: Water Conservation Program of the University of São Paulo.
Palavras-chave em inglês
building systems
submetering
water (water conservation)
water demand management
Resumo em inglês
In this work it is studied the use of submetering as an instrument of water demand management in building systems. In such way, the characterization of the meters and the analysis of the interactions of its elements with the building hydraulical system are carried on a systemic approach and performance analysis of the proposal. Considering the collection of better information of water consumption essential for the water demand management, especially in a conservation context, it was searched out the systems and the technologies of remote metering. A proposal for the planning of the submetering implantation was showed, as well as the elements that should be considered for the demand management. To make the evaluations, the case study of the submetering program in the University of São Paulo was accomplished, in which it was possible to verify the importance of its application and the extremely positive results that had justified its implantation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
HUMBERTOTAMAKI.pdf (3.64 Mbytes)
Data de Publicação
2005-04-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.