• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2017.tde-05072017-103355
Documento
Autor
Nome completo
Mércia Maria Semensato Bottura de Barros
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1991
Orientador
Banca examinadora
Sabbatini, Fernando Henrique (Presidente)
Abiko, Alex Kenya
Martucci, Ricardo
Título em português
Tecnologia de produção de contrapisos para edifícios habitacionais e comerciais.
Palavras-chave em português
Contrapisos
Inovações tecnológicas
Pisos
Tecnologia construtiva
Resumo em português
O trabalho propõe uma metodologia de produção de contra pisos para edifícios residenciais e comerciais, envolvendo a dosagem racional da argamassa, a técnica de execução e as diretrizes para a elaboração do projeto e para a implantação do controle da produção. Para isto, realizou-se, uma síntese da evolução do subsistema piso desde o início do século até os dias atuais, abordando uma de suas camadas - o contrapiso, para o qual destacou-se as suas funções e propriedades. Além disto, foram estudadas as características de produção do contrapiso enfocando-se as argamassas, as técnicas de execução e os procedimentos de controle recomendados pela bibliografia. Com base na bibliografia realizou-se um trabalho experimental em canteiros de obra e em laboratório buscando-se conhecer as atuais condições de execução do contrapiso no Brasil, e as fases de produção passíveis de serem alteradas, buscando uma produção racionalizada. O trabalho, após a implantação da metodologia em caráter experimental, conclui com a constatação de que ha uma necessidade premente de desenvolvimento de tecnologias construtivas adequadas a realidade nacional, voltadas a produção de edifícios pelo processo convencional e que tais tecnólogias deverão estar aliadas a elaboração do projeto dos diversos subsistemas do edifício e a implantação de específicos procedimentos de controle do processo de produção.
Título em inglês
Production technology of subfloors for buildings.
Palavras-chave em inglês
Floor
Performance
Screed
Subfloor
Resumo em inglês
A brief description of the evolution of the floor sub-system for buildings since the beginning of this century is presented. The layers of the floor are characterized with emphasis on the functions and properties of the screed layer. Based on a literature review, the characteristics of the screed layer are analysed as well as the mix design, production techniques and quality control procedures. The experimental work was carried out both in the laboratory and at the working site in order to know better the present screed layer production conditions in Brazil, aiming to improve them. From the experimental work, a screed production methodology for housing and commercial buildings is proposed and consists of: - the production techniques taking into account the Brazilian conditions; - the floor sub-system design guidelines; - the on-site quality control methodology. This methodology was applied on experimental basis. The conclusion is that the development of building technologies taking into account the actual site conditions is important for improvement of the construction industry in Brazil. Moreover, these technologies must be consistent with the design procedures of the different building sub-systems and also with the procedures of the buildings production control.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-07-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.