• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2006.tde-05042006-091119
Documento
Autor
Nome completo
Ana Luisa Bertezini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Melhado, Silvio Burrattino (Presidente)
Fabricio, Márcio Minto
Ornstein, Sheila Walbe
Título em português
Métodos de avaliação do processo de projeto de arquitetura na construção de edifícios sob a ótica da gestão da qualidade.
Palavras-chave em português
avaliação de processos
avaliação de projetos
construção civil
feedback
projeto de arquitetura
Resumo em português
Os métodos de avaliação do processo de projeto podem ser considerados fatores importantes para o sucesso do empreendimento e da organização, pois, por meio deles, torna-se possível medir o desempenho do processo e identificar seus pontos críticos, além de garantir subsídios à tomada de decisões fundamentadas. Dessa maneira, a avaliação do processo de projeto pode ser considerada uma das maneiras de conduzir as organizações a níveis mais elevados de competitividade,por meio da melhoria da eficiência do processo de desenvolvimento de projeto,melhor atendimento às necessidades dos clientes e melhoria contínua dos processos, serviços e produtos. As empresas, inclusive as de projeto de arquitetura,devem realizar avaliações e retroalimentações sistemáticas de seus processos. O principal objetivo desta pesquisa é identificar e discutir a eficiência e eficácia dos métodos empregados na avaliação do processo de projeto de arquitetura sob a ótica da gestão da qualidade, observando as interfaces entre todos os agentes participantes desse processo. Para alcançar os objetivos propostos foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental sobre o tema, além de pesquisa de campo, que contemplou a realização de estudos de caso em quatro empresas de projeto de arquitetura e quatro empresas contratantes desse tipo de projeto, todas atuantes na região metropolitana de São Paulo. Como resultado, foi elaborada uma proposta inicial que consiste em uma lista de questões consideradas importantes para o desenvolvimento do processo de projeto de arquitetura com eficiência e qualidade, bem como as possíveis formas de avaliação que poderiam ser realizadas pelas empresas de arquitetura e seus clientes. Foi possível identificar e discutir a eficiência e a eficácia dos métodos e mecanismos de avaliação realmente propostos pelas empresas, a retroalimentação de informações como subsídio para a tomada de ações de melhoria e a contribuição dos resultados das avaliações e retroalimentações para o aumento de desempenho do processo de projeto.
Título em inglês
Evaluation methods of architecture design process based on quality management.
Palavras-chave em inglês
architecture design
building construction
design process
evaluation
feedback
Resumo em inglês
The design process evaluation methods are important factors both to project and organization success. Through the evaluation methods it is possible to measure the performance of processes, to identify their critical points and bottlenecks, and besides to guarantee a better decision-making. Thus, the evaluation methods of design process can be considered a way to lead organizations to a high competitive level through the improvement of design process efficiency by means of a better meeting of clients needs and the continuous improvement of processes, services, and products. The design firms, including architectural design offices, have to evaluate and feedback their processes in a systematic way. The main objective of this work is to identify and discuss the efficiency and effectiveness of methods used in the evaluation of the architectural design process based on quality management concepts, and the relationships between designers and the other stakeholders involved in. Firstly, in order to develop this research, a literature review and documental studies were carried out. Then, a field research at São Paulo city was conducted throughout four case studies in architectural design firms and four case studies involving their clients. As result, it was elaborated an initial proposal including a list of the main points of the architectural design process that should be evaluated, as well as some possible evaluation methods that the design firms and their clients can use. It was possible to identify and discuss the efficiency and effectiveness of evaluation methods actually proposed, the information feedback and their contribution to increase the design process performance.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2006-04-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.