• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-04062013-143901
Documento
Autor
Nome completo
Ana Cristina Ferrari Gualberto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Melhado, Sílvio Burrattino (Presidente)
Assumpção, José Francisco Pontes
Fabricio, Márcio Minto
Título em português
Aplicação da ferramenta DSM - Design Structure Matrix ao planejamento do processo de projeto de edificações.
Palavras-chave em português
Design Structure Matrix
Gestão de projeto
Planejamento
Processo de projeto
Resumo em português
O presente trabalho apresenta uma análise da aplicação da ferramenta DSM Design Structure Matrix ao planejamento do processo de projeto de edificações. O objetivo principal desta pesquisa é a análise dos Manuais de Escopo de Projetos e Serviços para a Indústria Imobiliária do ponto de vista do planejamento do processo de projeto, utilizando a ferramenta DSM. Para desenvolvimento da pesquisa primeiramente foi feita uma revisão bibliográfica, onde selecionou-se a metodologia ADePT para o desenvolvimento do planejamento do processo de projeto. Em seguida foram aplicadas as duas primeiras etapas da metodologia ADePT definição do processo e otimização do processo, que forneceram material para uma análise da aplicação da ferramenta DSM ao planejamento do processo de projeto e uma análise crítica sobre os Manuais de Escopo de Projetos e Serviços para a Indústria Imobiliária. O cumprimento das duas primeiras etapas da metodologia ADePT forneceu material com informações que permitiram a observação de algumas incoerências e permitiu a apresentação de críticas e sugestões de alterações em seu conteúdo, como proposta de melhoria à ferramenta-guia que estes se propõem a ser. Por fim, a partir da validação da DSM como ferramenta para o desenvolvimento do planejamento do processo de projeto e com base nas alterações sugeridas para os manuais, foi proposto um novo modelo de processo de projeto.
Título em inglês
Aplication of DSM - Design Struture Matrix to the planning process of building design.
Palavras-chave em inglês
Design process
Design Struture Matrix
Planning
Project management
Resumo em inglês
This study presents an analysis of application of DSM Design Structure Matrix to the planning process of building design. The main objective this study is the analysis of manuals Scope of Projects and Services for the Real State Industry in terms of planning the design process, using the DSM. For development of the study was first done a literature review, where we selected the ADEPT methodology to development planning this process. When we applied the first two stages of ADEPT methodology process definition and optimization of the process, which provided material for an analysis of the implementation of DSM planning in the design process and a critical analysis of the Manuals Scope of Projects and Services for Real State Industry. Compliance with the first two stages of ADEPT methodology provided material with information that allowed the observation of some inconsistencies and allowed the presentation of comments and suggestions for changes in content, as proposed improvements to the tool guide that they purport to be. Finally, from the validation of the DSM as a tool for development planning and design process based on the suggested changes to the manuals, we proposed a new model of the design process.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ACFG_R4.pdf (32.88 Mbytes)
Data de Publicação
2013-06-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.