• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2002.tde-04062003-100758
Documento
Autor
Nome completo
Luciana Alves de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Sabbatini, Fernando Henrique (Presidente)
Barros, Mercia Maria Semensato Bottura de
Barth, Fernando
Título em português
Tecnologia de painéis pré-fabricados arquitetônicos de concreto para emprego em fachadas de edifícios.
Palavras-chave em português
fachada
painel arquitetônico
painel pré-fabricado de concreto
pré-fabricação
Resumo em português
A utilização de tecnologias construtivas inovadoras, como os painéis pré-fabricados arquitetônicos de concreto (PPAC), tem-se configurado prática frequente do mercado brasileiro por, potencialmente, contribuir para incrementar os níveis de industrialização dos processos de produção, bem como a qualidade do produto final a custos reduzidos. No Brasil, entretanto, não existem ainda normas ou manuais técnicos que balizem a utilização dessa tecnologia construtiva. Por isso, este trabalho sistematiza o conhecimento sobre a tecnologia de PPAC para emprego em fachadas de edifícios de múltiplos pavimentos, por meio da apresentação dos principais fatores que devem ser considerados nas fases de elaboração dos projetos de empreendimentos que utilizem os PPAC em suas fachadas. Fatores esses, que condicionam o desempenho e a eficiência do processo de produção das fachadas. Após o acompanhamento do processo de produção de dois empreendimentos que utilizaram PPAC em suas fachadas, constituindo os estudos de caso, conclui-se que a tecnologia de PPAC apresenta grande potencial para incrementar os níveis de industrialização do processo de produção do edifício, se a elaboração dos seus projetos ocorrer nas fases preliminares da concepção do empreendimento, em que suas funções e interfaces sejam consideradas.
Título em inglês
The arquitectural precast concrete panel technology used in buildings facades.
Palavras-chave em inglês
architectural panel
cladding
facade
panel
precast
Resumo em inglês
The arquitectural precast concrete panel technology has frequently been used because of its probability of increasing the industrialization levels of the building process and also improve the building product quality. On the other hand, mostly in Brasil, there are no rules ou manual books which guide the utilization of this technology. In addition, this works aims to raise the knowledge about the arquitectural precast concrete panel used as cladding (APCP-PPAC in Portuguese). Therefore, this works presents some factors that must be considered in designs of building facades, using this kind of technology. After the analysis of one study case using APCP, it was concluded that APCP technology has a great potential of increasing the industrialization levels of the building process, if its designs are done as soon as possible and if its performance and interfaces are considered.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Oliveira2002.pdf (3.42 Mbytes)
Data de Publicação
2003-07-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.