• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2006.tde-01122006-164028
Documento
Autor
Nome completo
Fabiana Andrade Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Barros, Mercia Maria Semensato Bottura de (Presidente)
Sabbatini, Fernando Henrique
Sichieri, Eduvaldo Paulo
Título em português
Especificação de juntas de movimentação em revestimentos cerâmicos de fachadas de edifícios: levantamento do estado da arte.
Palavras-chave em português
Cerâmica
Juntas de movimentação
Revestimentos de fachadas
Selantes
Resumo em português
Os revestimentos cerâmicos de fachadas passaram a ser, há alguns anos, objeto de preocupação de muitas empresas construtoras por terem se tornado importante fonte de manifestações patológicas em edifícios. A busca de tecnologias que minimizem a incidência destes problemas encontrou como uma possível solução o aumento da capacidade de absorver deformações dos revestimentos cerâmicos, pelo emprego de detalhes construtivos tais como as juntas de movimentação. No entanto, ao longo da sua utilização, logo foi percebido que este detalhe construtivo demanda uma tecnologia construtiva particular para que não se constitua numa nova fonte de problemas. Estimulada pela carência de estudos sobre este detalhe construtivo específico, a presente pesquisa teve como objetivo fazer um levantamento do seu estado da arte, sistematizando as informações visando a especificação a execução das juntas em revestimentos cerâmicos de fachadas. Como metodologia de trabalho realizou-se a investigação da bibliografia nacional e internacional disponível sobre o assunto, a qual buscou a reunião de informações de diferentes comitês e grupos internacionais que vêm empreendendo estudos há muito tempo sobre o assunto. Numa segunda etapa realizou-se um levantamento de campo que envolveu o resgate da experiência da autora no desenvolvimento e aplicação de projetos de revestimentos, além de entrevistas com projetistas. Como resultado, o trabalho reuniu informações a respeito do comportamento dos revestimentos cerâmicos de fachadas que leva à necessidade de utilização de juntas de movimentação; apresentou requisitos de desempenho das juntas e propriedades dos seus constituintes para atendimento desses requisitos; causas e métodos de prevenção de falhas nas juntas; métodos de ensaios para controle da qualidade dos materiais utilizados no selamento; e propôs-se, ao final, um caminho para o processo de projeto para a produção das juntas de movimentação. Pôde-se concluir que tecnologia de produção de juntas de movimentação demanda, para a sua especificação, conhecimentos da engenharia estrutural e da tecnologia de construção, além de uma sólida base sobre o comportamento dos materiais e dos inúmeros pormenores envolvidos em sua execução que também devem ser dominados; por isto mesmo, deve ser uma etapa mais valorizada no conjunto dos projetos do edifício.
Título em inglês
Specification of movement joints in ceramic tile buildings facades: survey of the state of the art.
Palavras-chave em inglês
Building facades
Ceramic tile
Movement joints
Sealants.
Resumo em inglês
Ceramic tiled buildings facades have become a preoccupation object for the last few years for many construction companies, because they have turned an important source of buildings pathology. The search by technologies that minimize the incidence of these problems identified, as a possible solution, the increase of the capacity to absorb deformations of the ceramic tile, by the use of constructive details such as the movement joints. However, during its utilization, it was noticed, that the movement joints demand a particular constructive technology, so these have not become a new source of problems. Stimulated by the lack of study about this specific constructive detail, this research had as objective to do a survey of its State of the Art, systematizing the information seeking the specification and execution of the movement joints. As a methodology of this work, it has been accomplished an investigation of both national and international bibliography, available about the topic, bringing together the information of different international committees and groups that has been executing studies about the topic for a long time. On the second stage, it was accomplished a field research involving the recovery of the author's experience in the development and application in the cladding projects, besides interviews with projectors. It is possible to conclude that the production technologies of movements joints demand, for its specification, knowledge of structural engineering and the construction technologies, besides a solid base about the materials behavior and of the innumerable details involved in its execution, that also must be dominated; thus that stage should be more valorized in the building projects.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-01-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.