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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2014.tde-26082015-165940
Documento
Autor
Nome completo
Willian Carreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Pimenta, Paulo de Mattos (Presidente)
Coda, Humberto Breves
Maffei, Carlos Eduardo Moreira
Título em português
Análise dos deslocamentos no maciço, em túnel executado pelo método NATM.
Palavras-chave em português
Arco invertido
ATO (Acompanhamento Técnico de Obra)
Engenharia geotécnica
Instrumentação
NATM
Túnel
Resumo em português
O crescente aumento de acidentes em obras subterrâneas, sobretudo em meios urbanos, fez com que aumentasse a preocupação mundial com a segurança destas obras. Portanto, ressalta-se a importância da análise dos deslocamentos no maciço em obras de túneis em solo executados pelo método NATM (New Austrian Tunneling Method), visando à segurança da obra, das estruturas vizinhas a obra e, principalmente, das vidas humanas envolvidas. A instrumentação geotécnica é apenas uma ferramenta, e não uma solução. Ela não pode ser limitada à locação de vários pontos de medidas em um gráfico. É necessária a especificação de critérios para a análise e avaliação dos resultados e a formulação de procedimentos para a interpretação de dados. Com isso, a presente dissertação tem como objetivo estudar os deslocamentos do maciço no decorrer da execução de um túnel em solo. Propõem-se analisar os dados do túnel em solo executado pelo método NATM, pertencente à obra do Lote 1 da Linha 5 (Lilás) do Metrô de São Paulo. Esse túnel foi instrumentado na fase de execução da obra e acompanhado tecnicamente pelo autor deste trabalho, junto à equipe da Maffei Engenharia. Ao final deste trabalho, pretende-se tecer comentários sobre a importância de uma adequada análise dos deslocamentos no maciço em obras de túneis em solos executados pelo método NATM.
Título em inglês
Analysis of ground displacements in tunnel constructed by the NATM method.
Palavras-chave em inglês
ATO (Technical Monitoring Work)
Geotechnical engineering
Instrumentation
Invert arch
NATM
Tunnel
Resumo em inglês
The increasing growth of accidents in underground works, especially in urban areas, caused a magnification in the worldwide concern about the safety of these works. Therefore, it must be emphasized the importance of the ground displacements analysis in ground tunnels constructed by the NATM method (New Austrian Tunneling Method), aiming the safety of the work, of neighboring structures and mainly of the human lives involved. Geotechnical instrumentation is just a tool, and not a solution. It can not be limited to the placement of several measurement points on a graph. A criteria must be specified for the analysis and evaluation of results and for the formulation of procedures for data interpretation. This thesis objective is to study the ground displacements during the execution of a ground tunnel. It is proposed to analyze the data of the tunnel executed by NATM, belonging to the Lote 1, Line 5 (purple) of São Paulo subway. This tunnel was instrumented during the execution phase of the construction and technically monitored by the author of this thesis, with Maffei Engenharia team. At the end of this paper it is intended to make comments about the importance of adequate displacements analysis in ground tunnels constructed by NATM method.
 
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Data de Publicação
2015-09-01
 
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