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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2011.tde-25082011-165357
Document
Auteur
Nom complet
Fabio Pires
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Dias, Eduardo Mario (Président)
Almeida, José Luiz Antunes de
Piqueira, José Roberto Castilho
Titre en portugais
Metodologias de automação integradas ao centro de controle, comunicação, operações e segurança - CCCOS para o sistema de segurança portuário.
Mots-clés en portugais
Centro de controle
Hardware e software
Segurança portuária
Sistema de automação
Tecnologia da Informação
Resumé en portugais
A dissertação de mestrado apresenta as metodologias utilizadas com a integração de sistemas dos equipamentos de campo ao Centro de Controle, Comunicação, Operações e Segurança - CCCOS, visto ser o concentrador que recebe, gerencia, armazena e envia todas as informações dos equipamentos, seja do sistema de controle de acesso, através dos dados enviados e recebidos pelas placas de comunicação das leitoras das catracas, cancelas, torniquetes, sensores, sistema OCR, leitura automática de placas, contêineres, biometria facial, etc, ou do sistema de CFTV, através das imagens enviadas pelas câmeras fixas e móveis, via encoders e switches ou do sistema de comunicação VOIP, rádio ou telefonia. O sistema de segurança, preferencialmente, deverá estar com todos os subsistemas integrados e, na medida do possível, com um sistema de acesso especial e restrito para entrada de pessoas não autorizadas na área do centro de controle, com níveis de permissões em cada terminal de computador, acesso ou servidor, e neste trabalho, se descreve as tecnologias aplicadas dos equipamentos e dos subsistemas utilizados no sistema de segurança integrada e, como resultado, demonstra melhoria substancial da gestão, quando utilizados gerenciadores integrados, visto que o processo de entrada e saída para atender o sistema de segurança ou ISPS Code é otimizado e auxilia na gestão operacional e de segurança dos terminais e portos. Como proposta de customização, se terá vários Centros de Controles integrados, em portos públicos e privados de cada unidade da federação, com política de segurança criptografada, com confidencialidade, integridade e disponibilidade, tornando possível integrar todas as autoridades portuárias, alfandegárias e demais autoridades federais, estaduais e municipais, respeitando suas atribuições legais, em um único centro de controle global virtual, que permitirá inclusive se comunicar on line com demais sistemas portuários do mundo, que tenha o mesmo sistema de segurança aplicado. Como caso de estudo, foi elaborado um estudo sobre o Porto de Santos, junto à autoridade portuária e demais terminais portuários, do ISPS Code implantado com os seus respectivos sistemas e centros de controles objetivando a gestão integrada de segurança eletrônica para o controle de pessoas, veículos e cargas, na interface cais-navio, para atração de navios, logística de cargas, sinalização e tráfego de caminhões e demais veículos pelas vias principais e secundárias de acesso ao porto.
Titre en anglais
Methodologies for integrated automation control center, communications, operations and safety - CCCOS for port security system.
Mots-clés en anglais
Automation systems
Control centers
Hardware and software
Information Technology
Safety harbor
Resumé en anglais
The dissertation presents the methodologies used by integrating systems equipment field to control center, communications, Operations and safety-CCCOS, because it is the hub that receives, manages, stores, and sends all the information from the equipment, either from the access control system, through the data sent and received by boards of communication for the readers of ratchets, wickets, enclosures, sensors, OCR system, automatic reading of plates, containers, biometrics, facial, etc or CCTV system, through photographs sent by fixed and mobile cameras, encoders and switches or via the communication system, radio or VOIP Telephony. The security system, preferably, should be integrated with all subsystems and where possible, with a special access system and restricted to entry of unauthorized persons in the area control centre, with levels of permissions on each computer terminal, access or server, and in this work, describing the technologies applied in the equipment and subsystems used in integrated security system and, as a result, demonstrates substantial improvement of management, when used integrated managers, since the process of input and output to meet the security system or ISPS Code is optimized and assists with the operational management and security of the terminals and ports. As proposed, if customization has several integrated Controls Centers, public and private ports of each unit of the Federation, with encrypted security policy, with confidentiality, integrity, and availability, making it possible to integrate all port authorities, customs and other federal, State and municipal, respecting statutory duties, into a single global virtual control center, which will also communicate online with other port systems in the world, that has the same security system applied. As case study, a study was prepared on the port of Santos, next to the port authority and port terminals, the ISPS Code deployed with their systems and aiming controls centers integrated electronic security for the control of persons, vehicles and loads in pier-ship, interface to lure ships, cargo logistics, signalling and traffic of trucks and other vehicles by major and minor routes of access to the port.
 
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Date de Publication
2011-09-09
 
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  • PIRES, F., et al. Sistema de Segurança Integrado para o Controle Interno e Externo dos Veículos Automotores. In XX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, São Paulo, 2012. Anais do SIMEA 2012., 2012.
  • PIRES, F., e DIAS, E. M. Information Technology Management in Port. In 6º CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management, São Paulo, 2009. Anais do 6ºCONTECSI., 2009.
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