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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2010.tde-25032010-200356
Documento
Autor
Nome completo
Zebedeu Fernandes de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Ramos, Dorel Soares (Presidente)
Prado Júnior, Fernando Amaral de Almeida
Silva Filho, Donato da
Título em português
A importância da reação da demanda na formação dos preços de curto prazo em mercados de energia elétrica.
Palavras-chave em português
Mercados de energia elétrica
Preços de curto prazo
Resposta da demanda
Sinal econômico
Resumo em português
Uma condição fundamental para que um mercado seja competitivo é que existam muitos compradores e, em especial, compradores que possam responder aos preços. Os consumidores reagem para se ajustarem aos preços de acordo com sua disposição em consumir um determinado bem. À medida que o preço se eleva, os consumidores tendem a reduzir a quantidade demandada e, quando o preço cai, os consumidores tendem a aumentar o volume demandado. A sensibilidade dos consumidores às mudanças de preços é caracterizada pela elasticidade-preço da demanda. Contudo, nos desenhos de mercados de energia elétrica, é comum a concentração de atenção no lado do suprimento, assumindo-se, implicitamente, que toda a demanda é inelástica. O presente trabalho contempla uma análise dos mecanismos de formação de preços de curto prazo adotados em mercados de energia elétrica (i.e. formação baseada em custos e formação baseada em ofertas) e, a partir desse contexto, avalia os benefícios da introdução de mecanismos de incentivo à participação da demanda na determinação dos preços do mercado de curto prazo como forma de elevar sua eficiência econômica.
Título em inglês
The role of demand response in electricity market spot price formation.
Palavras-chave em inglês
Demand response
Economic signal
Short-term price
Spot price
Resumo em inglês
Given an economic environmental, a fundamental condition for a market be suitable to competition is that must has a plenty of buyers and, in special, those who can react to price signals. The consumers reaction aims at to adjust their energy requirements to the prices according to their disposal to access a certain product or service. As the price increases, the consumers tend to reduce the demanded volume and, on the other hand, when the prices decreases, the consumers increase the demanded volume. The consumers´ reaction to the price changes is characterized by the price elasticity of demand. However, in the electric energy market design, it is common to pay attention to the supply side, taking into account, implicitly, that all demand is inelastic. This work performs an analysis of mechanisms of spot price formation adopted by electric energy markets (i.e. cost based and bid based prices) and, from this context, evaluates the benefits of incentive mechanisms to the demand participation in determining short-term market price as an option to improve the economic efficiency.
 
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Data de Publicação
2010-05-24
 
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