• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2016.tde-22062016-080239
Document
Auteur
Nom complet
Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Dias, Eduardo Mario (Président)
Dias, Ailton Fernando
Piqueira, José Roberto Castilho
Rocco, Alexandre
Salvi, Levi
Titre en portugais
Automação portuária e segurança do trabalho.
Mots-clés en portugais
Automação portuária
Metodologia
Segurança no trabalho
Tecnologias para prevenção de acidentes
Resumé en portugais
Este trabalho objetiva contribuir ao estudo da automação portuária e sua influência na evolução dos acidentes do trabalho. A automação - sobrepondo-se à mecanização - desloca o homem no trabalho e do trabalho. Na contextualização fundamentam-se em retrospectiva e perspectiva aspectos do trabalho humano, da automação e fatores que configuram a atual complexidade do meio ambiente do trabalho portuário. A análise relaciona ocorrências aos processos de movimentação em porto das principais modalidades de cargas: granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e carga geral, apresentados na proposta METARAP - Metodologia de uso da Automação para a Redução de Acidentes Portuários. Para quantificar e permitir uma discussão sustentada utilizou-se dados de atividades dos TPAs -Trabalhadores Portuários Avulsos no Porto de Santos, no período 2009-2014, no qual foram aplicados mais de 30 milhões de homens hora de trabalho. Pelo conhecimento dos acidentes ocorridos, constatou-se redução de 53,97% na taxa de frequência e de 39,45% na taxa de gravidade, calculados por milhão de horas de exposição ao risco. São fatores referenciais da efetividade das ações desenvolvidas nesse sítio. Discute-se a importância da Segurança do Trabalho; o Meio Ambiente do Trabalho num contexto de progressiva automação de processos de produção; a importância de novas tecnologias e potencial para alcançar e consolidar sistemas ultra seguros em terminais e portos; e a ação efetiva da gestão e equipes de segurança do trabalho e da conscientização do trabalhador. Adicionalmente indicamse possibilidades de continuidade dos estudos.
Titre en anglais
Port automation and work safety.
Mots-clés en anglais
Methodology
Port automation
Technologies for prevention of accidents
Workplace safety
Resumé en anglais
This study aims to contribute to the improvement of port automation and its influence in the evolution of the labor accidents. Automation - overlapping with mechanization - moves the man at work and from work, both by increasing production and reducing port jobs. The contextualization is based on the aspects of human labor in retrospective and perspective, automation and factors that configure the current complexity of the environment of the port labor. The analysis relates the events to handling processes at port of main types of cargo: dry bulk, liquid bulk, containers and general cargo, presented in METARAP proposal - Methodology to the use of Automation for Port Accident Reduction. To quantify and allow a sustained discussion, it was used data from TPAs activities - Port Temporary Workers at the Port of Santos, in the period 2009-2014, in which was applied over 30 million men working hours. By knowing the accidents, there was a reduction of 53.97% in the frequency rate and 39.45% in the severity rate, calculated per million hours of exposure to risk. They are reference factors of the effectiveness of actions taken at that site. It is discussed the importance of Occupational Safety; Environment Labor in a context of progressive automation of production processes; the importance of new technologies and potential to achieve and consolidate ultra-safe systems in ports and terminals; and the effective action of management of Workplace Safety Team and worker awareness. Additionally, the possibility of further studies is indicated. .
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-07-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.