• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2006.tde-19042007-142653
Documento
Autor
Nome completo
Cleber Roberto Guirelli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Jardini, José Antonio (Presidente)
Brittes, José Luiz Pereira
Magrini, Luiz Carlos
Martini, José Sidnei Colombo
Tahan, Carlos Márcio Vieira
Título em português
Previsão da carga de curto prazo de áreas elétricas através de técnicas de inteligência artificial.
Palavras-chave em português
Fuzzy
Inteligencia artificial
Previsão de carga elétrica
Redes neurais
Sistemas elétricos de potência
Resumo em português
Hoje em dia, com a privatização e aumento da competitividade no mercado elétrico, as empresas precisam encontrar formas de melhorar a qualidade do serviço e garantir lucratividade. A previsão de carga de curto prazo é uma atividade indispensável à operação que pode melhorar a segurança e diminuir custos de geração. A fim de realizar a previsão da carga, é necessária a identificação de padrões de comportamento de consumo e da sua relação com variáveis exógenas ao sistema tais como condições climáticas. Originalmente o problema foi resolvido de forma matemática e estatística através de técnicas tais como as séries numéricas, que fornecem bons resultados, mas utilizam processos complexos e de difícil modelamento. O surgimento das técnicas de inteligência artificial forneceu uma nova ferramenta capaz de lidar com a grande massa de dados das cargas e inferir por si mesmo a relação entre as variáveis do sistema. Notadamente, as redes neurais e a lógica fuzzy se destacaram como as técnicas mais adequadas, sendo que já vem sendo estudadas e utilizadas para a previsão de carga a mais de 20 anos. Este trabalho apresenta uma metodologia para a previsão da curva de carga diária de áreas elétricas através do uso de técnicas de inteligência artificial, mais especificamente as redes neurais. Inicialmente são apresentadas as principais técnicas de previsão sendo dado maior detalhamento as redes neurais e a lógica fuzzy. É feita a análise dos dados necessários à previsão e seu tratamento. Em seguida, o processo do uso de redes neurais e lógica fuzzy na previsão é descrito e é apresentado o desenvolvimento e resultados obtidos com o desenvolvimento e implementação de um sistema de previsão com redes neurais na concessionária CTEEP Transmissão Paulista. Como contribuição dessa tese, a transformada Wavelet é analisada como ferramenta para a filtragem e compactação de dados na previsão com redes neurais.
Título em inglês
Short term load forecasting in eletrical areas using artificial inteligence.
Palavras-chave em inglês
Artificial inteligence
Fuzzy
Load forecasting
Neural networks
Power systems
Resumo em inglês
Nowadays, with privatization of utility companies and increase in competition in the energy market, companies must increase their service quality and ensure profits. Short term load forecasting is essential for operation of power systems and can increases security and reduces generation costs. Forecasting the load demands the identification of load patterns and its relations with exogenous variables such as weather. Originally, the problem was solved using mathematics and statistics with techniques such as time series, which produces good results but are complex and have a difficult modeling. With the advent of artificial intelligence techniques, new tools capable of dealing with large amounts of data and learn by themselves system variables relations were available. Artificial neural networks and fuzzy logic came up as the most suitable for load forecasting that have been tested and used for load forecasting for the last 20 years. This work presents a methodology for daily load forecasting of electrical areas using artificial intelligence techniques, specifically neural networks. At first, forecasting techniques are presented with emphasis on neural networks and fuzzy logic. Acquisition and treatment of data are analyzed. The load forecasting using neural networks and fuzzy logic is described and the results of the development and tests of a load forecasting system at CTEEP Transmissão Paulista presented. As contribution of this thesis, Wavelet transform is analyzed as a tool for denoising and data compression for neural network load forecasting.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-08-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.